Seleção Feminina entra em campo representando campanha do Outubro Rosa

Seleção Feminina entra em campo representando campanha do Outubro Rosa

Diante da Polônia, Guerreiras do Brasil usaram uma faixa rosa para reforçar campanha de conscientização do câncer de mama

Seleção Brasileira enfrenta a Polônia, na Suzuki Arena, em Kielce Seleção Brasileira enfrenta a Polônia, na Suzuki Arena, em Kielce
Créditos: Daniela Porcelli/CBF

Verde-amarelo e rosa. Nesta terça-feira (8), as Guerreiras do Brasil entraram em campo para representar uma causa muito importante. Com uma faixa rosa no braço, as atletas da Seleção Feminina chamaram a atenção para as campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa.

No Brasil e no mundo, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a taxa de incidência é de 62,9 a cada 100 mil habitantes. Com diagnóstico precoce, 80% das mulheres brasileiras conseguem vencer essa luta.

 

Chamar atenção para essa causa é uma luta de todos e todas. Durante a  27º rodada do Campeonato Brasileiro, todas as partidas foram disputadas com uma bola rosa ajudando a divulga o Outubro Rosa.

Juntas podemos marcar mais esse gol!

Seleção Feminina entra em campo representando campanha do Outubro Rosa Seleção Feminina entra em campo representando campanha do Outubro Rosa
Créditos: Daniela Porcelli/CBF

Informações importantes do INCA:

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.

Como previnir:

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Autoexame:

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.
Siga as seguintes instruções para o autoexame:

Em frente ao espelho:

  • Posicione-se em frente ao espelho;
  • Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  • Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  • Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  • Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.



 

 

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser