Seleção Brasileira

Gabriel Carvalho se diz honrado por vestir a camisa 10 da Seleção Sub-20

Meio-campista superou lesão no início do ano, durante preparação para o Sul-Americano, e sonha em disputar a Copa do Mundo pela Amarelinha

Assessoria CBF
10/08/2025 - 19h17
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:

Gabriel Carvalho carrega a responsabilidade e o orgulho de ser o camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-20 nos amistosos com o Paraguai, compromissos que fazem parte da preparação da Amarelinha para a Copa do Mundo. Em entrevista à CBF TV, o meio-campista, que é o mais novo do grupo convocado por Ramon Menezes, comentou que é uma “honra” vestir este número.

“Está sendo uma alegria imensa vestir a camisa da Seleção, ainda mais sendo camisa 10. É uma honra muito grande.”

Para se classificar ao Mundial, o Brasil obteve a vaga no Sul-Americano, em fevereiro, na Colômbia, onde foi inclusive campeão do torneio. O porto-alegrense de 17 anos poderia ter sido um dos vencedores. Porém, fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo durante o período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), na segunda semana de janeiro, e teve de ser cortado.

Gabriel Carvalho foi escolhido para ser o camisa da Seleção Sub-20 nos amistosos com o ParaguaiCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

Em vez de lamentar o que ocorreu, ele prefere olhar para frente e já pensar na chance de disputar a Copa do Mundo, que será realizada entre os meses de setembro e outubro, no Chile.

“No primeiro momento, fiquei muito triste pela lesão, por poder conquistar um título pela Seleção, acabei ficando de fora. Mas agora estou tendo outra oportunidade de representar o Brasil, na preparação para a Copa do Mundo, para, se Deus quiser, a gente poder ser campeão.”

Após entrar no segundo tempo da vitória da Seleção Sub-20 sobre o Paraguai, na última sexta-feira (8), ele espera um novo resultado positivo sobre os donos da casa no embate desta segunda-feira (11), às 16h (de Brasília), no Centro de Alto Rendimento do Futebol Feminino, instalação pertencente à Associação Paraguaia, em Ypané.

“Não vai ser uma partida fácil. Conseguimos facilitar um pouco na primeira partida. Espero que a gente possa fazer um bom jogo, sair com a vitória e fechar essa preparação com chave de ouro.”

Gabriel Carvalho durante treino pela Seleção Sub-20Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Nascido em 17 de agosto de 2007 e revelado pelo Internacional, Gabriel Carvalho foi criado no bairro Bom Jesus, na capital gaúcha, ao lado de seus 13 irmãos, sendo 11 de sangue e dois adotivos. Apesar das dificuldades enfrentadas, afirmou ter ótimas recordações de sua infância e destacou a importância do futebol para transformar a realidade de sua família.

“Minha infância foi bem legal, pude compartilhar meus momentos com meus irmãos e minha família. O futebol mudou tudo na minha vida e na vida da minha família. Com questão financeira também, posso ajudar meus irmãos. É um orgulho para nós.”

Dentro de campo, o meio-campista deixa a timidez de lado e se mostra “alegre, tranquilo, fazendo o que mais ama”. Inspira-se em nomes como Alan Patrick, com quem jogou na equipe gaúcha, além de Neymar e do belga Kevin De Bruyne. Quando completar 18 anos, o que acontecerá no próximo domingo (17), Gabriel Carvalho poderá se transferir em definitivo para o Al-Qadsiah, da Arábia Saudita, equipe que o contratou junto ao Colorado.

Gabriel Carvalho durante treino pela Seleção Sub-20Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.