Seleção Brasileira

Ana Vitória destaca identidade da Seleção: “Competitiva, intensa e eficiente”

Atleta destaca a mentalidade vencedora construída sob comando de Arthur Elias e como é a preparação para enfrentar qualquer desafio

Assessoria CBF
25/06/2025 - 10h42
Atualizado há cerca de 2 meses
Compartilhe:
Ana Vitória em treino da Seleção Brasileira no estádio Jacques Forestier

Ana Vitória em treino da Seleção Brasileira no estádio Jacques Forestier

Lívia Villas Boas/CBF

Competitiva, intensa e eficiente. Para a meio-campista Ana Vitória, essas são as três palavras que definem a Seleção Brasileira. Para ela, o técnico Arthur Elias tem desempenhado um papel fundamental na construção de uma mentalidade vencedora na equipe com uma abordagem focada na confiança das jogadoras e estímulo a coragem em campo.

“Eu lembro que na primeira entrevista dele ele trouxe essa pauta que é não pensar só no longo prazo, mas que a Seleção Brasileira tem jogadoras de qualidade para ter resultados imediatos. E isso também ‘entrou’ na cabeça das jogadoras, do povo brasileiro, que vê a gente jogando com outra cara hoje em dia, muito mais impositiva, uma cara de quem entra para ganhar e não para ver o que dá para fazer. A gente tem gostado muito disso.”

Para enfrentar a França, na sexta-feira (27), a jogadora Ana Vitória destacou que o resultado desse trabalho pode ser visto na maturidade da Seleção. O grupo é muito comprometido na preparação para cada desafio.

Ana Vitória em treino da Seleção Brasileira no estádio Jacques Forestier, em Aix-les-Bains, FrançaCréditos: Lívia Villas Boas/CBF

“A gente sempre prepara muito bem cada jogo, de acordo com cada adversário. São muitas reuniões, a gente estuda tudo muito detalhadamente e foca na parte prática. O que é a minha função dentro de campo? O que o meu time precisa que eu faça? Qual é a minha responsabilidade ali? A gente vai nas reuniões de vídeo e estuda cada detalhe, cada ação e foca no que a gente vai ter que fazer na prática. Acho que faz toda a diferença mesmo”.

Segundo Ana Vitória, esse é o pensamento a cada jogo. Sem olhar, por exemplo, o retrospecto de confrontos com seleções adversárias. Nos Jogos Olímpicos de Paris, vencer a França pela primeira vez na história foi marcante, sem o sentimento de revanche. Maturidade aliada à experiência de cada atleta. E esse elenco conta com jogadoras com vivência em diferentes ligas, outro ponto positivo para o grupo. Atualmente no Atlético de Madrid, Ana Vitória acumula passagens por Benfica e PSG. Experiência que tem feito diferença na evolução da atleta.

“Estou na Europa há algum tempo, mas percebi que cada liga aqui na Europa é bem diferente. Eu agora estou na Liga Espanhola, que é uma liga muito mais técnica. Aqui na França, a liga era muito mais de força física, muito mais disputa na correria, que a gente chama, de contato físico. É uma liga muito forte nesse sentido. E é isso que a gente já espera para esse próximo amistoso. Assim que foi na Olimpíada, no confronto que a gente teve contra elas, um jogo muito pegado, de muito embate físico ali, a gente tem certeza que elas também vêm nessa mesma pegada para esse próximo jogo”, finaliza.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.