Rafa avalia volta aos treinos pós-lesão e preparação para o Mundial

Rafa avalia volta aos treinos pós-lesão e preparação para o Mundial

Após lesão no ligamento do joelho esquerdo, zagueira quer se recuperar para brigar por uma vaga na equipe que disputará a Copa do Mundo da França

Seleção Feminina inicia última semana de treinos em Itu (SP) Seleção Feminina inicia última semana de treinos em Itu (SP)
Créditos: Laura Zago

Ficar longe dos gramados não é uma missão fácil para uma jogadora. Rafaelle tem passado por esses momentos desde que rompeu o ligamento do cruzado anterior do joelho esquerdo. A lesão aconteceu no dia 28 de outubro de 2018, na penúltima rodada do Campeonato Chinês, quando a zagueira atuava em uma partida pelo seu clube, o Changchun Yatai. Já são exatamente três meses e 11 dias de fisioterapia, paciência e persistência. E toda a recuperação tem um motivo: disputar a Copa do Mundo da França.

"A minha recuperação está dentro do esperado. Foi uma lesão grave, mas eu já estou na melhor fase voltando a correr e a saltar. É uma fase boa, ainda não trabalho com bola, mas a minha evolução está dentro do cronograma", revela Rafaelle. 

Rafaelle avalia recuperação e volta aos treinos pós-lesão Rafaelle avalia recuperação e volta aos treinos pós-lesão
Créditos: Laura Zago

Nesta preparação para a Copa do Mundo, Rafaelle foi convocada duas vezes pelo técnico Vadão. Em janeiro esteve na Granja Comary, em Teresópolis, e agora está com a equipe em Itu (SP). A ideia é que a zagueira esteja próxima da Comissão Técnica para ser constantemente avaliada e ter a volta mais adequada aos gramados.

"Tenho feito muita fisioterapia e a Comissão está me ajudando, proporcionando todo o tratamento para eu me recuperar o mais rápido possível. Quando não estou aqui sigo o tratamento com um fisioterapeuta em Salvador", ressalta a zagueira. 

 

Antes de ser chamada por Vadão para esse período de treinos, a última convocação de Rafa havia sido para o amistoso contra o Canadá, em setembro do ano passado. Na ocasião, a zagueira atuou no primeiro tempo da partida, mas foi substituída no intervalo.

"É muito bom estar aqui com o grupo, estar com as meninas. Sentir esse clima de preparação para a Copa do Mundo é muito bom, porque eu sinto que estou fazendo parte! Eu dependo dessa recuperação para estar 100% e chegar ao nível de todas", reforça Rafa. 

Nesta terça-feira (19), pela manhã, as jogadoras foram a campo para trabalhos físicos com o preparador físico Fábio Guerreiro. Rafaelle fez exercícios aeróbicos na academia. O objetivo do departamento médico é que a zagueira recupere a massa muscular e, aos poucos, faça a transição para iniciar os trabalhos com bola no campo.

Os trabalhos em Itu (SP) seguem até o dia 23 de fevereiro, quando a equipe embarca para os Estados Unidos para a disputa do Torneio She Believes. Como ainda se recupera de uma lesão, Rafaelle não será convocada para a competição. O Brasil irá enfrentar as seleções da Inglaterra, Japão e EUA. O técnico Vadão irá anunciar, na próxima quinta-feira (21), as atletas convocadas para a competição. 

 

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser