Presidente Rogério Caboclo apresenta Pia Sundhage na CBF

Presidente Rogério Caboclo apresenta Pia Sundhage na CBF

Técnica iniciou trabalhos nesta semana e deu entrevista coletiva no auditório da CBF

Apresentação da nova técnica da Seleção Feminina Pia Sundhage Apresentação da nova técnica da Seleção Feminina Pia Sundhage
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O trabalho já começou. Após dar início à sua trajetória na Seleção Feminina, a sueca Pia Sundhage foi apresentada nesta terça-feira. Animada com a oportunidade de treinar o Brasil, a técnica foi introduzida ao palco do auditório da CBF pelo Presidente Rogério Caboclo.

- A Pia vai fazer um trabalho de revolução no futebol feminino no Brasil. Ela vai ser responsável por renovar a Seleção, trazer opiniões e falar sobre as competições no Brasil - ressaltou o Presidente.

O Presidente Rogério Caboclo já conhecia o extenso currículo de Pia no futebol feminino. Mas foi em abril deste ano que ele passou a admirá-la ainda mais. Após palestra no Somos Futebol, a sueca demonstrou toda sua paixão pelo futebol em uma conversa com Caboclo e mostrou porque era uma das melhores pessoas para assumir este novo momento da Seleção Feminina.

- Sempre conheci a categoria e o currículo da Pia. Mas confesso que, quando tive um encontro pessoal com a Pia, ela me surpreendeu por sua alegria de falar sobre futebol. Naquele momento, eu, que não peço para tirar foto com ninguém, pedi para tirar foto com a Pia. Talvez algo me dizia que ela poderia ser o futuro do futebol feminino no Brasil. Quebrando alguns paradigmas, eu não sabia quando, nem por quê, mas imaginei que aquela treinadora poderia convergir com a essência do futebol do Brasil. Ela como a melhor treinadora e nós como o melhor futebol - destacou.

 

Durante a apresentação, Pia ressaltou que ainda está se familiarizando com as características do nosso futebol. Mas o desafio a move. Fã confessa do futebol brasileiro e da categoria de nossas jogadoras, a bicampeã olímpica destacou a felicidade em trabalhar com um elenco tão qualificado.

- Estou respirando futebol, é um grande passo para mim. Estou muito orgulhosa e feliz com o fato de olhar ao lado e ver gente muito solícita. Vou trabalhar muito, vou dar o meu melhor e para fazer isso, você precisa de um grande time. E o Brasil é um grande time. Na Copa, a diferença entre ter sucesso ou não é muito pequena. Estou muito animada - declarou a nova técnica da Seleção Feminina.

Presidente Rogério Caboclo apresenta Pia Sundhage na CBF Presidente Rogério Caboclo apresenta Pia Sundhage na CBF
Créditos: Lucas Figueiredo

Presente nas últimas três finais olímpicas de futebol feminino, Pia sabe que o Brasil precisa passar por algumas transformações dentro e fora de campo. A técnica, no entanto, valorizou tudo que foi feito até o momento e sabe que é preciso entender o que foi construído para poder evoluir nosso futebol a partir deste ponto.

- O maior desafio é: a Seleção Brasileira precisa mudar, mas eu não acho que tem que ser muito radical, porque se não perderemos a confiança. O Brasil jogou bem na Copa do Mundo. Também não pode ser uma mudança pequena. Chego aqui com uma experiência diferente para balancear essa transformação. É claro que já estudei muito os jogos e preciso ser muito respeitosa a respeito das forças da equipe e modificar os pontos fracos - analisou.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Pia Sundhage


Desenvolvimento da base

Eu tenho que lembrá-los que se você quer melhorar alguma coisa, você tem que fazer a abordagem passo a passo. Estou aqui há dois dias e é importante que você priorize certas coisas. Meu primeiro passo é entender como as coisas funcionam. Eu trabalhei com jogadoras de 16 e 17 por um ano e meio, eu sei o que é necessário para o desenvolvimento. Se você quiser que a Seleção jogue um futebol de excelência, você precisa do sub-20 e sub-17 jogando muito bem também. Eu prometo a vocês que vai haver uma resposta, que será passo a passo. Temos que priorizar algumas coisas e garantir que no Brasil tenhamos as mais jovens jogando muito bem cedo ou tarde.

Presidente Rogério Caboclo apresenta Pia Sundhage na CBF Presidente Rogério Caboclo apresenta Pia Sundhage na CBF
Créditos: Lucas Figueiredo

Primeira estrangeira na Seleção Brasileira

Eu amo futebol, amo desafios, se não eu não me colocaria à disposição desse trabalho maravilhoso. Nos Estados Unidos, foi parecido. Eles nunca tinham tido uma técnica estrangeira antes e fui eu. Eles também tinham jogadoras excelentes. Não sou especialista em responder perguntas, mas meu coração futebolístico será o bastante para fazer essa equipe brilhar ao máximo. Nunca estou sozinha e uma equipe de outros técnicos será importante para mim.

Pressão por títulos

É um privilégio jogar sob pressão, como treinadora também. Quando comecei a jogar, não tinha nem mídia. Quando voltei para a Suécia, com a medalha de bronze, nada também aconteceu. A mídia é importante para mostrar que o futebol feminino é importante. Vou dar o meu melhor. Fico muito feliz de vocês fazerem essas perguntas. Porque lá no início, ninguém fazia perguntas e se interessava pelo futebol feminino. Agradeço a vocês.

 

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics