CBF equipara diárias e premiações pagas às Seleções Brasileiras

CBF equipara diárias e premiações pagas às Seleções Brasileiras

Presidente da CBF, Rogério Caboclo anunciou a medida em cerimônia no auditório da entidade nesta quarta-feira

Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli  e Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino - Pia Sundhage e Rogério Caboclo Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli e Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino - Pia Sundhage e Rogério Caboclo
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Além da contratação das duas novas coordenadoras de futebol feminino da CBF, Duda Luizelli e Aline Pellegrino, o presidente Rogério Caboclo também tornou pública outra importante medida durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (2): a equiparação dos pagamentos feitos aos jogadores e as jogadoras das Seleções Brasileiras Principais.

A medida inédita concede às atletas que vestem a camisa da Seleção os mesmos valores de diárias e premiação pagas aos jogadores para períodos de preparação e jogos.

“Desde março deste ano, a CBF fez uma igualdade de valores em relação a prêmios e diárias entre o futebol masculino e feminino. Ou seja, as jogadoras ganham a mesma coisa que os jogadores durante as convocações. Aquilo que eles recebem por convocação diária, as mulheres também recebem. Aquilo que elas vão ganhar pela conquista ou por etapas das Olimpíadas ano que vem será o mesmo que os homens vão ter", revelou o Presidente.

 

A equidade de pagamento já foi adotada durante a primeira convocação da Seleção Brasileira Feminina de 2020. Em março, durante o Torneio Internacional da França, as Guerreiras do Brasil receberam o mesmo valor que é pago aos homens durante o período de convocação. Durante a Copa do Mundo Feminina FIFA 2019, na França, a CBF já havia concedido à Seleção uma premiação inédita por conta da campanha na competição. No próximo Mundial, as premiações serão proporcionalmente equivalentes.

"Aquilo que os homens receberão na próxima Copa do Mundo será proporcionalmente igual ao que é proposto pela FIFA. Não há mais diferença de gênero, pois a CBF está tratando de forma igual homens e mulheres”, disse.

Esta é mais uma ação na jornada de transformação pela qual passa o futebol feminino brasileiro, seja em relação à Seleção Brasileira ou às competições coordenadas pela CBF. Desde 2019, o presidente Rogério Caboclo tem liderado um trabalho de desenvolvimento da modalidade. 

CBF equipara diárias e premiações pagas às Seleções Brasileiras CBF equipara diárias e premiações pagas às Seleções Brasileiras
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Formato mais competitivo dos Campeonatos Brasileiros Femininos 


Em março de 2019, o Brasileiro Feminino A-1 e A-2 ganharam formatos mais democráticos e competitivos. A primeira divisão passou a ser disputada em grupo único, já a séria A-2, passou de 16 clubes para a inclusão 36 equipes, de todos os estados brasileiros. 

Formato mais competitivo dos Campeonatos Brasileiros Femininos  Formato mais competitivo dos Campeonatos Brasileiros Femininos 
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Premiação histórica para a Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo FIFA 2019


Durante a Copa do Mundo Feminina FIFA 2019, a CBF concedeu a premiação prevista para a semifinal da competição pela a campanha das Guerreiras do Brasil no torneio. 

Premiação histórica para a Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo FIFA 2019 Premiação histórica para a Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo FIFA 2019
Créditos: CBF

Início dos Campeonatos Brasileiros Feminino de Base: Sub-18, Sub-16 e Sub-14

Desde 2019, a CBF conta com três divisões de categorias de base nas competições nacionais. A iniciativa movimenta 44 clubes brasileiros e proporciona 128 jogos. 

Final do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo 1 x 1 Internacional Início dos Campeonatos Brasileiros Feminino de Base: Sub-18, Sub-16 e Sub-14
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Contratação da técnica Pia Sundhage


A técnica Pia Sundhage foi anunciada oficialmente pela CBF no dia 22 de julho de 2019. Visando um novo momento da Seleção Brasileira Feminina e os Jogos Olímpicos de 2020, a entidade contratou a treinadora sueca multicampeã.

Apresentação da nova técnica da Seleção Feminina Pia Sundhage Anúncio da tecnica Pia Sundhage
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Contratação das comissões técnicas das Seleções Femininas de Base e da primeira preparadora

de goleiras


No mês seguinte, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou mais novidades nas Seleções Femininas, desta vez para as categorias de base. Para o trabalho com a Sub-20, o técnico Jonas Urias foi contratado, junto à auxiliar Jéssica Lima. Já para a Sub-17, a treinadora Simone Jatobá chegou com a auxiliar Lindsay Camila e a preparadora de goleiras Marisa Wahlbrink, a Maravilha, ex-camisa 1 do Brasil.

Convocação da Seleção feminina para amistosos em São Paulo. Bia Vaz, Gábio Guerreiro, Pia Sundhage, Rogério Caboclo, Marco Aurelio, Jonas Urias, Jessica Lima, Simone Jatobá, Marlisa Wahlblink e Lindsay Camila Anúncio das Comissões técnicas das Seleções Femininas de Base; contratação  da primeira preparadora de goleiras
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Lilie Persson é anunciada como primeira estrangeira no cargo de auxiliar-técnica


A sueca Lilie Persson foi escolhida como nova auxiliar-técnica de Pia Sundhage na Seleção Brasileira Feminina visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A dupla formou a parceria de sucesso que levou a Suécia à conquista da medalha de prata nos Jogos Rio 2016.

Pia Sundhage convoca jogadoras para amistosos contra a Inglaterra e Polônia. Lilie Persson Lilie Persson é anunciada como primeira estrangeira no cargo de auxiliar-técnica
Créditos: Laura Zago

Investimento recorde nas competições femininas, com cotas de premiação e 100% dos jogos transmitidos


Em 2019, a CBF registrou investimento recorde nas competições de futebol feminino. Além disso, a Confederação reafirmou o compromisso com o investimento no crescimento da modalidade, aprovando, além do custeio integral dos campeonatos, cotas de premiação aos clubes e 100% dos jogos do Campeonato Brasileiro A-1 e A-2 com transmissão ao vivo.

Final do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 Corinthians x Ferroviária Investimento recorde nas competições femininas, com cotas de premiação e 100% dos jogos transmitidos
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Prêmio Brasileirão 2019: uma celebração igualitária


O ano de 2019 ainda marcou a primeira vez que o Prêmio Brasileirão foi realizado sob os mesmos moldes para o Brasileirão Assaí e para o Brasileiro Feminino A-1. As duas competições tiveram o mesmo destaque e receberam as mesmas premiações durante a cerimônia.

Prêmio Brasileirão 2019 - Prêmio Brasileirão 2019: Brasileiro Feminino foi festejado em cerimônia no Rio de Janeiro
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics