Portimão: a casa da Seleção Brasileira Feminina em Portugal

Portimão: a casa da Seleção Brasileira Feminina em Portugal

Paraíso na região do Algarve recebe as atletas do Brasil semanas antes da Copa do Mundo, na França

Portimão: a casa da Seleção Brasileira Feminina em Portugal

Créditos: Prefeitura Municipal de Portimão

É em uma cidadezinha do litoral sul de Portugal que a Seleção Brasileira Feminina concentra sua preparação para a Copa do Mundo da França. A cidade escolhida é Portimão, na região do Algarve, conhecida pela Praia da Rocha e as deslumbrantes falésias. O município fica a cerca de três horas de Lisboa e recebe a delegação brasileira até 5 de junho, dia em que a Seleção viaja à França. A estreia na competição será no dia 9, contra a Jamaica. A cidade-sede da equipe brasileira em Portugal conta mais histórias que seus apenas 50 mil habitantes fazem parecer.
 
Conheça Portimão: cidade que a Seleção Brasileira se prepara para a Copa do Mundo Conheça Portimão: cidade que a Seleção Brasileira se prepara para a Copa do Mundo
Créditos: CBF


As páginas de Portimão

 
Desde muito antes de Portugal ser o que é hoje, o povoado já era uma famosa parada comercial entre os povos antigos. Os romanos fizeram de Portimão um porto importante na rota comercial europeia. 
 
Porém, apesar da formação do Reino de Portugal datar do século XII,  a vila de Portimão só foi reconhecida no ano de 1453 – quase 50 anos antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Agora protegida por fortes muito bem armados, Portimão era capaz de se defender de ataques piratas e corsários, muito comuns aos século XV.
 
É nessa época que a atividade pesqueira da vila começa a ganhar notoriedade. Nada como chegar, ainda nos dias de hoje, ao cais de Portimão e apreciar uma bela sardinha lavada na água do mar.
 
A vila passa a ser reconhecida como cidade apenas em 1924, pelo então presidente Manuel Teixeira Gomes. O curioso é que Manuel, sétimo presidente da República Portuguesa, é nascido em Portimão e hoje dá nome a uma biblioteca no centro da cidade.
 

O futebol no Algarve

 
Orgulho do Algarve, o Portimonense Sporting Clube é o único time da região na primeira divisão portuguesa. O Alvinegro, fundado em 1914, conquistou duas vezes o campeonato da Segunda Liga – a últimas delas na temporada 2016/17. Na primeira divisão, a melhor classificação do clube foi o quinto lugar em 1984/85.
 
A relação do Portimonense com o Brasil ficou mais próxima com Robson Ponte, ex-atacante do Guarani, como vice-presidente do clube. Mozer, ex-zagueiro da Seleção e ídolo do Flamengo, também fez parte desta história quando assumiu o comando da equipe em 2011. O Alvinegro costuma contar com jovens jogadores brasileiros no elenco. Foram 16 na última temporada.

Um deles é Bruno Tabata, atacante convocado para a Seleção Olímpica – que disputa o Torneio Maurice Rivello no mês que vem. Tabata, de 22 anos, chegou ao clube na temporada 2015/16 e foi um dos heróis da volta à primeira divisão. O camisa 11 alvinegro também já vestiu preto e branco no Brasil: ele foi revelado pelo Atlético-MG, onde foi campeão da Copa do Brasil Sub-17 – com direito a gol na decisão.
 
 

A casa da Seleção

 
É no Portimonense onde a Seleção vai se sentir em casa. O clube abre as portas para as atletas se prepararem para a Copa do Mundo nas duas semanas que antecedem o início da competição. O Centro de Treinamentos do Portimonense vai receber os treinos da Seleção, que escolheu a cidade já para iniciar a aclimatação com o fuso horário e o clima semelhantes aos da França, onde vai rolar o Mundial.
 
O Estádio Municipal de Portimão foi inaugurado em 1937, esbanja o charme do Algarve, e recebe com orgulho os alvinegros da cidade. O gramado ostenta um verde de dar inveja a grandes estádios pelo mundo, e foi eleito o melhor de Portugal em 2018. 
 
 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações