Pia Sundhage valoriza último compromisso da Seleção Feminina antes dos Jogos Olímpicos

Pia Sundhage valoriza último compromisso da Seleção Feminina antes dos Jogos Olímpicos

Durante a coletiva de imprensa, a técnica da Seleção Feminina exaltou a chance de testar sua equipe na última Data FIFA antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Convocação da Seleção Feminina para os jogos preparatórios em Cartagena Convocação da Seleção Feminina para os jogos preparatórios em Cartagena
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Os últimos passos da Seleção Feminina até os Jogos Olímpicos de Tóquio foram oficialmente definidos. Durante coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (21), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a Coordenadora de Seleções Femininas da CBF, Duda Luizelli, anunciou a programação da Canarinho na última janela de Data FIFA antes das Olimpíadas, de 7 a 15 de junho. Nela, o Brasil enfrentará dois adversários em jogos preparatórios: Rússia, no dia 11/06, e Canadá, no dia 14/06.

“Devido a todas dificuldades que tivemos, sempre tivemos um plano A, B, C. Dessa vez, com todos os esforços conseguimos, tomando todos os cuidados com os protocolos, viabilizar essa viagem para a Espanha para estes dois grandes amistosos”, ressaltou Duda.

Convocação da Seleção Feminina para os jogos preparatórios em Cartagena Convocação da Seleção Feminina para os jogos preparatórios em Cartagena
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A técnica Pia Sundhage exaltou a oportunidade de encarar as seleções da Rússia e Canadá e testar sua equipe às vésperas dos Jogos Olímpicos. Além de se mostrar animada para o que está por vir, a comandante da Seleção fez questão de comparar a origem das atletas da atual convocação com as de suas primeiras listas, quando ainda era recém-chegada no comando da Canarinho. Segundo ela, o crescimento do número de jogadoras atuantes no futebol nacional está estritamente relacionado ao crescimento da modalidade no país.

“Me sinto sortuda por podermos disputar esses jogos na Espanha antes dos Jogos Olímpicos. Finalmente nós vamos jogar, queremos competir da melhor forma nos Jogos Olímpicos, essas duas partidas são muito importantes. Outra que queria ressaltar é que, há quase dois anos, na minha primeira convocação, se você parar para analisar de onde essas atletas vêm, era algo completamente diferente. Hoje temos mais jogadoras de times brasileiros do que da Europa e EUA. Isso significa que os treinadores brasileiros têm feito um papel importante, por isso tratamos de ter sempre um bom diálogo com eles. Só juntos que conseguiremos fazer algo excelente nos Jogos Olímpicos”, destacou a treinadora do Brasil.

Ao longo da coletiva, Pia também analisou as características de Rússia e Canadá. Já de olho nas Olimpíadas, a técnica da Seleção Brasileira evitou comparações com as equipes que o Brasil enfrentará em seu grupo, em Tóquio. Entretanto, afirmou que a chance de competir às vésperas dos Jogos Olímpicos é crucial para determinar os últimos ajustes e consolidar a confiança de suas comandadas.

“Infelizmente, não tivemos a oportunidade de jogar exatamente com os mesmos oponentes, como a China, por exemplo. Mas fizemos um ótimo trabalho de examinar como a China joga. Quando falamos da Rússia, é uma equipe bem dura e difícil, um time que tem um ótimo jogo de um para um. Já o Canadá, jogamos contra elas algumas vezes, estamos bem familiarizados com suas jogadoras, além, claro, de também serem um oponente olímpico. A coisa mais importante é que temos a oportunidade de treinar e nos preparar para os jogos. Nem a Rússia nem o Canadá serão exatamente semelhantes à China, Holanda e Zâmbia. Mas são jogos, e estou muito grata por isso”, concluiu.

Convocação da Seleção Feminina para os jogos preparatórios em Cartagena Convocação da Seleção Feminina para os jogos preparatórios em Cartagena
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Confira a lista de convocadas:

Goleiras:

Aline Reis - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Bárbara - Avaí/Kindermann
Letícia - Benfica (Portugal)

Defensoras:

Rafaelle - Palmeiras
Bruna Benites - Internacional
Erika - Corinthians 
Poliana - Corinthians 
Letícia Santos - Eintracht Frankfurt (Alemanha) 
Tamires - Corinthians
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Giovanna Crivelari - Corinthians 

Meio-campistas:

Formiga - Paris Saint-Germain (França)
Julia Bianchi - Palmeiras
Andressinha - Corinthians
Angelina - O.L Reign (Estados Unidos)
Duda - São Paulo 
Adriana - Corinthians 
Ary Borges - Palmeiras 
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos) 

Atacantes:

Bia Zaneratto - Palmeiras
Andressa Alves - Roma (Itália)
Geyse - Madrid CFF (Espanha)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Debinha - North Carolina Courage (Estados Unidos)
Giovana - Barcelona (Espanha)

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser