Pia Sundhage elogia oportunidade de debater sobre futebol feminino na Conferência da FIFA

Pia Sundhage elogia oportunidade de debater sobre futebol feminino na Conferência da FIFA

Técnica da Seleção Brasileira foi uma das convidadas da FIFA para debater sobre a modalidade no  Grupo de Estudos Técnicos sobre a Copa do Mundo da França 2019

Conferência de Futebol Feminino da FIFA - Pia Sundhage Conferência de Futebol Feminino da FIFA - Pia Sundhage
Créditos: FIFA

Futebol Feminino em debate! Neste domingo (22), foi realizado em Milão, na Itália, a primeira Conferência de Futebol para analisar dados da Copa do Mundo Feminina. Com a presença de treinadores e diretores técnicos de 115 países, a técnica da Seleção Brasileira Feminina, Pia Sundhage, foi uma das convidadas da FIFA para falar sobre a evolução da modalidade.

Além de Pia Sundhage, o coordenador de Seleções Femininas, Marco Aurélio Cunha, e a auxiliar técnica, Beatriz Vaz, também estiveram presentes no Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. 

- Eu estou aqui ouvindo pessoas muito inteligentes que estão falando sobre a maior Copa do Mundo Feminina que já aconteceu. Para mim, isso é único. Em 1991, eu participei da Seleção Sueca que conquistou a medalha de bronze no Mundial. Nós voltamos para casa, mas para ser honesta, não acho que muitas pessoas no país se importaram com isso. Diferente deste ano, quando a Seleção Sueca voltou para o país com a medalha de bronze. As coisas estão acontecendo no futebol feminino! - destacou Pia Sundhage. 

Pia Sundhage elogia oportunidade de debater sobre futebol feminino na Conferência da FIFA Pia Sundhage elogia oportunidade de debater sobre futebol feminino na Conferência da FIFA
Créditos: Reprodução

Além de Pia Sundhage, técnicos de Seleções Femininas que estiveram na Copa do Mundo da França 2019 também apresentaram suas impressões da competição. A treinadora campeã mundial com os Estados Unidos, Jill Ellis, também foi uma das convidadas. 

Quando o assunto foi a atenção que a FIFA e as Confederações nacionais dão ao futebol feminino, Pia Sundhage destacou que hoje a modalidade vive um novo patamar de investimento e de visibilidade.

- Eu aprecio o fato do Presidente da FIFA (Gianni Infantino) estar aqui e falar que as coisas estão acontecendo em relação a cultura do futebol feminino. Eu acho que isso é muito importante. Eu voltarei para o Brasil com todas essas coisas boas que foram ditas aqui e que poderemos fazer no meu novo país - ressaltou Pia.

Encontro entre técnicas: Pia Sundhage (Brasil), Jill Ellis (Estados Unidos), Corinne Diacre (França), Beatriz Vaz (Brasil) e Asako Takakura (Japão) Encontro entre técnicas: Pia Sundhage (Brasil), Jill Ellis (Estados Unidos), Corinne Diacre (França), Beatriz Vaz (Brasil) e Asako Takakura (Japão)
Créditos: CBF

Uma das marcas da técnica da Seleção Brasileira é estar com um livro de anotações na mão. Pia Sundhage até brincou que na Conferência não foi diferente, foram muitas anotações que em breve usará com as jogadoras do Brasil.

- Eu não acredito em cópia, eu acredito em escutar e captar o que podemos fazer com cada cultura. Eu acho que é importante para mim, quando eu voltar para o Brasil usar um pouco do que aprendi aqui. No Brasil as coisas também estão acontecendo para o futebol feminino. Eu não posso fazer o que fazia na Suécia, não podemos ter também o estilo dos Estados Unidos, nós precisamos fazer o nosso estilo e é por isso que estou fazendo muitas anotações, porque eu realmente acredito que essa Conferência ajudará muito o futebol feminino - finalizou. 

A programação de eventos da FIFA se encerra nesta segunda-feira (23) com a cerimônia do FIFA The Best. No evento que premia os melhores do ano no futebol feminino e masculino, a CBF marcará presença com a técnica Pia Sundhage, o coordenador de Seleções Femininas, Marco Aurélio Cunha, e a auxiliar técnica, Beatriz Vaz.

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics