Pia Sundhage quer Seleção Feminina ainda mais veloz no jogo ofensivo

Pia Sundhage quer Seleção Feminina ainda mais veloz no jogo ofensivo

Treinadora planeja mudanças no estilo de jogo do ataque da Canarinho e analisa adversárias deste domingo (28) no Torneio Internacional de Manaus.

Seleção Feminina Principal treina no CT do 3B de Manaus antes da partida diante da Venezuela. Pia Sundhage Seleção Feminina Principal treina no CT do 3B de Manaus antes da partida diante da Venezuela. Pia Sundhage
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Manter a compactação defensiva, aumentar a agressividade da marcação e intensificar a velocidade na construção de jogadas ofensivas. Essas são as prioridades da técnica Pia Sundhage para a Seleção Brasileira no futuro. Em coletiva de imprensa concedida neste sábado (27), a treinadora detalhou seus planos para consolidar o estilo de jogo que implantou na equipe.

“Queremos mudar um pouco o nosso ataque em relação ao nosso estilo na Olimpíada, mantendo a defesa compacta, do nosso jeito, e eu gostaria que fôssemos um pouco mais agressivas. No ataque, vai levar algum tempo. Como todos sabem, o ataque é muito mais difícil, encontrar o passe é provavelmente uma das situações mais difíceis que se enfrenta no jogo. Mas eu espero que, passo a passo, e quando enfrentarmos a Venezuela, possamos ver alguns gols fantásticos como os que marcamos contra a Índia”, elogiou, explicando a importância de diversificar o repertório ofensivo. 

“Penetrar a defesa pelo meio é muito mais difícil do que jogar aberto e lançar a bola na área. A gente tenta fazer os dois porque é importante não ser previsível e ter meios distintos de chegar até a área. A Ivana Fuso, que você mencionou, é uma das ótimas jogadoras que temos no meio. Infelizmente, ela não tem atuado como titular no clube, mas acreditamos que ela possa acrescentar à Seleção se tivermos paciência. Temos que dar mais tempo a algumas jogadoras e ver como elas se saem nos treinos”, disse.

A treinadora também comentou sobre a importância de Marta, que se integrou ao grupo após chegar de surpresa para homenagear Formiga em sua despedida na quinta-feira (25). Para Pia, a Rainha tem muito a contribuir neste momento de renovação da Seleção.

“A presença da Marta e seu jeito de jogar serão muito importantes para a transição do time, pelo menos nos próximos meses. Eu fiquei muito feliz com seu desempenho contra a Austrália, que foi um dos nossos melhores jogos, com a Marta mais perto do gol. Mas ela acabou de chegar e não vai começar como titular no próximo jogo. Vamos ver quantos minutos ela vai jogar, porque ela faz com que todas ao redor dela joguem melhor também - como, por exemplo, no treino de hoje. Ela traz à tona o melhor de suas companheiras. Vamos ver como ela vai se sentir e pensar um dia de cada vez”, disse.

Seleção Feminina Principal treina no CT do 3B de Manaus antes da partida diante da Venezuela. Marta Seleção Feminina Principal treina no CT do 3B de Manaus antes da partida diante da Venezuela. Marta
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Pia analisou a Venezuela, adversária da Seleção neste domingo (28), pela segunda rodada do Torneio Internacional de Manaus. A treinadora ressaltou a necessidade de manter a compactação defensiva para neutralizar as jogadoras mais técnicas da equipe venezuelana.

“Assistimos ao jogo da Venezuela contra o Chile e acho que é um time muito interessante. Elas têm algumas jogadoras habilidosas, e o que nós estamos tentando descobrir é se vão jogar com cinco no meio, com duas volantes ou só uma. Algumas jogadoras foram muito bem, então nós precisamos ser cautelosas quanto à organização delas e, claro, com a nossa defesa”, disse, detalhando o que quer da Canarinho durante a partida.

“Espero que continuemos a construir o ataque pelo meio, mas, ao mesmo tempo, sejamos mais explosivas pelas pontas, porque essa é nossa ideia de jogo: tentar se conectar mais rápido. Falamos isso o tempo todo, porque a diferença entre o estilo de jogo que temos agora e outros, como o da Austrália contra os Estados Unidos, por exemplo, é que o nosso é mais rápido, tanto na tomada de decisão quanto na troca de passes, então nós criamos ainda mais chances”, concluiu.

Brasil e Venezuela se enfrentam neste domingo, às 21h (horário de Brasília), na Arena da Amazônia. A partida terá transmissão do SporTV. Antes, às 18h (horário de Brasília), Chile e Venezuela se enfrentam com transmissão da CBF TV.

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser