Pia Sundhage fala sobre suas expectativas para a Olimpíada e diz que Seleção está preparada

Pia Sundhage fala sobre suas expectativas para a Olimpíada e diz que Seleção está preparada

Técnica da Seleção Feminina convocou, nesta sexta-feira (18), as dezoito atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Pia Sundhage convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Pia Sundhage. Pia Sundhage convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Pia Sundhage.
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão chegando! Nesta sexta-feira (18), a técnica da Seleção Feminina, Pia Sundhage, anunciou as dezoito atletas e quatro suplentes que irão para a Olimpíada. Após a convocação, Pia participou de uma coletiva de imprensa realizada remotamente e falou sobre a preparação para esta reta final, suas expectativas e os critérios usados para selecionar as escolhidas.

“Nessa reta final, nosso objetivo é nos organizar para fazer mais gols. É muito importante ganhar confiança nas finalizações. O foco principal é o ataque, precisamos entender como quebrar a defesa dos adversários e estabelecer uma maior conexão nas jogadas. Temos boas jogadoras e sei que vamos fazer o melhor”, declarou Pia sobre o objetivo dos próximos treinos.

Pia Sundhage convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Duda Luizelli e Pia Sundhage. Pia Sundhage convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Duda Luizelli e Pia Sundhage.
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Muitas jogadoras as quais apareceram na lista também estavam na Copa do Mundo de 2019. Quando questionada se esse fato foi uma estratégia, a sueca respondeu que a base do elenco será sim importante, mas seu critério principal foi escolher jogadoras com uma boa capacidade de adaptação, já que o elenco para os Jogos é reduzido. Pia também justificou a ausência da atacante Cristiane e ressaltou a importância de investir no futebol feminino para, no futuro, continuarmos tendo um bom futebol.

“Foi estratégia chamar essas jogadoras antigas, é claro que tento pensar no futuro também, mas acho importante focar no presente, no que temos agora. Hoje estamos preparadas para jogar com essas 18, mas, para o futuro precisamos de jogadoras novas, jovens, precisamos oferecer suporte para continuarmos tendo boas atletas. Estou justificando também a ausência da Cristiane, por consideração à ela, que é uma importante jogadora e esteve com a gente outras vezes. As jogadoras chamadas hoje também são muito boas e jogam um ótimo futebol, nós apenas buscamos atletas as quais conseguirão se adaptar em campo, pois só conseguimos convocar 18 jogadoras, então esse foi um dos critérios para a convocação, vamos precisar testar diferentes formações ”, explicou a técnica.

As craques Formiga e Marta foram convocadas mais uma vez e Pia ressaltou a importância da experiência dessas jogadoras para a preparação do grupo.

“Estou muito orgulhosa dessas jogadoras. A Formiga está jogando de forma encorajadora, veja por quantos grupos, treinadores ela passou, trata-se de uma atleta bastante experiente. A Marta também é muito importante, como sabem, ela foi eleita a melhor jogadora diversas vezes. Elas significam muito pra mim e para o grupo. Eu aprendo muito com as duas, inclusive penso que as mesmas têm condições de jogar por mais tempo, e espero que estejam por perto pra formar um time coeso e preparado”, disse.

Pia Sundhage convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 Pia Sundhage convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Pia Sundhage também falou sobre suas expectativas para mais uma Olimpíada. A técnica reconheceu a força dos Estados Unidos, mas se mostrou confiante e disse que a Seleção está preparada.

“Qualquer coisa pode acontecer, mas sabemos que os Estados Unidos tem um bom time e será um desafio. É importante estarmos preparadas porque ninguém é invencível, nós temos chance. É preciso saber, contra qualquer adversário, que estamos prontas. Essa é a chave”, declarou Pia.

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antártica VIVO ITAÜ Neoenergia Mastercard GOL CIMED SEMP TCL FIAT Pague Menos BitCi 3 Corações Techno Gym Stat Sports Kinan Alytics Globus