Com 12 convocadas do Brasileirão Feminino, Pia elogia alta competitividade da competição

Com 12 convocadas do Brasileirão Feminino, Pia elogia alta competitividade da competição

Lista das convocadas foi feita após a observação dos dois períodos de treinamentos realizados na Granja Comary, em setembro, e em Portimão (Portugal), em outubro.

Convocação da Seleção Brasileira Feminina para jogos preparatórios diante da Argentina. Pia Sundhage Convocação da Seleção Brasileira Feminina para jogos preparatórios diante da Argentina. Pia Sundhage
Créditos: Thais Magalhães/CBF

A técnica Pia Sundhage convocou a Seleção Feminina Principal, nesta segunda-feira (9), para dois jogos preparatórios diante da Argentina. A lista das 25 atletas selecionadas foi feita após a observação dos dois períodos de treinamentos realizados pela Canarinho, na Granja Comary, em setembro, e em Portimão (Portugal), em outubro. Durante a coletiva, a treinadora também exaltou o alto nível demonstrado no Campeonato Brasileiro Feminino A-1.

De acordo com Pia, a competitividade é a principal característica que explica o grande número de jogadoras atuantes no futebol nacional convocadas, 12 entre as 25. A comandante da Seleção, que acompanhou as partidas de ida das semifinais da competição, elogiou as peculiaridades das equipes presentes nessa reta final: São Paulo, Avaí/Kindermann, Corinthians e Palmeiras.

“Bem-vindos a esse momento onde vamos juntar os dois períodos de treinamento, o da Granja Comary e o de Portimão, em Portugal. O fato de termos a possibilidade de analisar tantas jogadoras foi fantástico. Agora nós vamos combiná-las, porque temos dois jogos a caminho contra a Argentina. É muito importante termos jogos. Sei que na Europa elas jogam constantemente, e agora também teremos a chance de mostrar um time coeso contra a Argentina. Estamos preparadas, esses períodos de treinos na Granja e em Portimão realmente fizeram a diferença”, destacou Pia, antes de citar a força do Feminino A-1.

Convocação da Seleção Brasileira Feminina para jogos preparatórios diante da Argentina. Duda Luizelli e Pia Sundhage Convocação da Seleção Brasileira Feminina para jogos preparatórios diante da Argentina. Duda Luizelli e Pia Sundhage
Créditos: Thais Magalhães/CBF

“Primeiro de tudo, a competitividade (me agradou bastante). Foi muito bacana estar na arquibancada e ver isso, assistir essa competitividade, que é muito importante. Temos quatro equipes muito diferentes envolvidas. Citando duas jogadoras do Avaí/Kindermann que foram muito bem: Julia Bianchi e também a Duda. Temos boas jogadoras por aí, e se o ambiente for competitivo, elas terão a chance de brilhar. Também gostei do Corinthians, que jogou com o Palmeiras, foi uma ótima disputa. Estou muito ansiosa pelas partidas de volta. É muito importante haver essa competitividade, por isso os jogos de ontem me fizeram feliz”, completou a treinadora do Brasil.

 

Apesar dos elogios ao futebol nacional, Pia ressaltou a importância e o entrosamento que algumas jogadoras que atuam fora do país trazem em suas bagagens. De olho nos Jogos Olímpicos de 2020 (adiados para 2021), a técnica sueca definiu que a mistura de culturas diferentes no ambiente da Seleção é primordial para que o elenco chegue ‘na ponta dos cascos’ para o torneio.

“Ainda queremos ser as melhores, agora somos boas. Existem jogadoras do Campeonato Brasileiro pelo fato da competição ser competitiva. Temos boas defensoras atuantes no futebol nacional, mas ao mesmo tempo juntamos Formiga e Luana, que estão no mesmo clube na Europa. Também temos Ludmila, uma das jogadoras mais rápidas que já vi. E também temos a Debinha, que pode fazer essa combinação. Uma vem da Europa, e outra dos EUA. Se unirmos essas culturas, teremos um ótimo time para as Olimpíadas. Estamos bem, mas vamos melhorar cada vez mais, com certeza”, projetou a comandante.

Convocação da Seleção Brasileira Feminina para jogos preparatórios diante da Argentina. Pia Sundhage Convocação da Seleção Brasileira Feminina para jogos preparatórios diante da Argentina. Pia Sundhage
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Outro desafio e objetivo traçado por Pia desde sua chegada à Seleção é como administrar da melhor forma as gerações brasileiras. A fim de aumentar seu leque de opções e o nível de atuação da equipe e da modalidade como um todo, a treinadora aposta em uma mescla de atletas chaves com mais experiência e jovens talentos que se destacam no cenário nacional e internacional.

“Estou muito feliz porque esse era meu plano desde o início (administrar essa transição de gerações). Ver o time jogando bem na Copa do Mundo, mas também de olho no futuro. Você não pode apenas olhar para o futuro e trazer todas essas jovens de uma só vez, mas ao mesmo tempo você não pode manter todas as experientes, é uma mistura. A mistura é o segredo. A outra coisa é onde essas novas jogadoras devem jogar. Estou aqui há um ano e pretendo ficar muito mais. Estamos aqui e temos sempre que nos preparar para o sucesso. Estou feliz com as jogadoras extras, assim como as conversas com o Jonas, porque isso é o que prepara e molda nosso futuro na modalidade”, concluiu.

Confira a lista de convocadas:

Goleiras:

Aline Reis - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Bárbara - Avaí/Kindermann
Letícia - Corinthians

Defensoras:

Tamires - Corinthians
Erika - Corinthians
Bruna Benites - Internacional
Camilinha - Palmeiras 
Chú - Ferroviária
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)

Meio-campistas:

Andressa Alves - Roma (Itália)
Adriana - Corinthians 
Andressinha - Corinthians
Valéria - Madrid CFF (Espanha)
Formiga - Paris St Germain (França)
Luana - Paris St Germain (França)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Duda - Avaí/Kindermann
Julia Bianchi - Avaí/Kindermann

Atacantes:

Giovana - Barcelona (Espanha)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Nycole - Benfica (Portugal)
Debinha - North Carolina Courage (Estados Unidos)

Seleção Sub-20:

Meia:
Ana Vitória - Benfica (Portugal)

Atacante:
Jaqueline - São Paulo

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser