Pia Sundhage convoca Seleção Feminina e projeta nível de preparação em 2021

Pia Sundhage convoca Seleção Feminina e projeta nível de preparação em 2021

Seleção realizará treinamentos entre os dias 5 a 20 de janeiro, em Viamão (RS). Convocação faz parte do ciclo de observações da comissão técnica de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Convocação da Seleção Feminina para período de treinos em Viamão. Capelli, Pia Sundhage e Duda Luizelli Convocação da Seleção Feminina para período de treinos em Viamão. Capelli, Pia Sundhage e Duda Luizelli
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O ano de 2021 já começou para a Seleção Feminina Principal! De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021), a técnica Pia Sundhage anunciou nesta segunda-feira (14) a primeira convocação relativa à próxima temporada. Além disso, a comandante da Canarinho projetou, durante coletiva de imprensa realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, como será a preparação do Brasil nesse final de ciclo olímpico.

As 23 jogadoras convocadas por Pia participarão de uma janela de treinamentos em Viamão (RS), entre os dias 5 e 20 de janeiro. A convocação conta atletas atuantes no Brasil, EUA e China, além de caras novas. De acordo com a comandante, garra e organização serão princípios fundamentais para consolidar a equipe com foco nos Jogos Olímpicos.

“Acho que nós melhoramos muito. Como todos sabem, é difícil mudar. Mas é óbvio que as jogadoras brasileiras abraçaram as mudanças, nós fizemos coisas diferentes, principalmente na zaga, mas também no ataque. As palavras-chave são garra e organização. Se a gente puder manter essas duas coisas em mente, juntas, teremos as melhores jogadoras do mundo – que, tecnicamente falando, são as brasileiras. Mas a gente precisa jogar como uma equipe para vencer os jogos. Nós saímos muito bem até agora, mas ainda temos muito a evoluir e também definir as 18 jogadoras que vão para os Jogos Olímpicos, que é algo muito empolgante”, destacou Pia.

Convocação da Seleção Feminina para período de treinos em Viamão. Capelli, Pia Sundhage e Duda Luizelli Convocação da Seleção Feminina para período de treinos em Viamão. Capelli, Pia Sundhage e Duda Luizelli
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Ao longo de 2020, a Seleção Brasileira foi convocada em quatro oportunidades, disputou cinco jogos preparatórios e realizou dois períodos de treinamento. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar ainda mais a agenda da Canarinho, além de realizar testes contra as principais Seleções do mundo na modalidade. O objetivo é ter a melhor preparação possível para as Olimpíadas.

“É importante a gente tentar jogar contra bons adversários, os países que você mencionou (EUA, Holanda e Suécia) são muito bons. Nós tivemos excelentes jogos, e espero que continuemos a ter. Não podemos esquecer também do Japão, que tem um time excelente e vão jogar em casa, serão muito perigosos como rivais. Teremos, sim, excelentes jogos para o ano que vem, em termos gerais”, projetou Pia.

Para a convocação desta segunda-feira (14), a técnica sueca trouxe algumas caras novas para a equipe. As goleiras Nicole e Viviane e as meias Ingryd e Kerolin são a prova disso. De acordo com Pia, essas janelas de treinamentos são ótimos testes para avaliar o desempenho de novas atletas. Além disso, as oportunidades são primordiais para que as jogadoras mais jovens busquem seu espaço na Seleção e nos Jogos Olímpicos aumentando, por tabela, o nível de competitividade da Seleção Feminina.

“Primeiro, eu espero sim que alguém vá nos surpreender, alguma nova jogadora. Fico muito empolgada de fazer essas convocações. Absolutamente sempre existe a chance (de novos nomes conquistarem espaço) quando você compete. Falando dos Jogos Olímpicos, temos 18 vagas. Temos, claro, nossas jogadoras principais. Mas eu diria que se olharmos bem, eu teria entre oito e nove jogadoras (brigando). Porque realmente quero criar uma competitividade entre elas. E elas têm que sentir que, sim, existe essa chance em jogo”, concluiu a comandante do Brasil.

Convocação da Seleção Feminina para período de treinos em Viamão. Pia Sundhage Convocação da Seleção Feminina para período de treinos em Viamão. Pia Sundhage
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Confira a lista das convocadas abaixo:

GOLEIRAS

Bárbara – Avaí/Kindermann

Viviane - Palmeiras

Nicole Ramos - Santos

DEFENSORAS

Rafaelle – Changchun Dahzong (CHN)

Erika - Corinthians

Fabiana - Internacional

Bruna Benites - Internacional

Tainara - Santos

Camila – Palmeiras

Fernanda Palermo - Santos

MEIAS

Ingryd - Corinthians

Júlia Bianchi – Avaí/Kindermann

Duda – São Paulo

Carol – São Paulo

Andressinha - Corinthians

Marta – Orlando Pride (EUA)

Duda Santos – Avaí/Kindermann

Kerolin – (sem clube)

ATACANTES

Debinha – North Carolina Courage (EUA)

Bia Zaneratto – Wuhan Xinjiyuan (CHN)

Millene - Wuhan Xinjiyuan (CHN)

Chú - Ferroviária

Cristiane - Santos

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics