Pia Sundhage comemora goleada contra a Argentina: ‘Grande primeiro passo'

Pia Sundhage comemora goleada contra a Argentina: ‘Grande primeiro passo'

Em entrevista coletiva, treinadora também comentou sobre a renovação da equipe e detalhou suas ambições para o futebol feminino no Brasil

Estreia da Seleção Feminina Principal na Copa América: Brasil x Argentina (Colômbia). Adriana, Lilie Persson e Pia Sundhage Estreia da Seleção Feminina Principal na Copa América: Brasil x Argentina (Colômbia). Adriana, Lilie Persson e Pia Sundhage
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Após a goleada da Seleção Brasileira por 4x0 sobre a Argentina na estreia da Copa América, a treinadora Pia Sundhage concedeu uma entrevista coletiva. A comandante elogiou o rendimento da equipe, especialmente levando em conta a renovação do grupo e a parte emocional de uma partida como essa.

“Estou muito orgulhosa da equipe por marcar quatro gols, no primeiro jogo, contra uma boa equipe como a da Argentina. Foi um ótimo começo, e foram quatro gols fantásticos. Todos sabem que a estreia traz certo nervosismo, mas foi um grande primeiro passo para o Brasil na Copa América”, disse.

A técnica também detalhou a estratégia adotada para superar as argentinas. Para ela, o plano de ataque funcionou como esperado, mas é preciso ajustar alguns detalhes para os próximos desafios. 

“Tentamos espaçar a defesa argentina e desafiar suas linhas o máximo possível. Isso começa quando você domina o meio campo, e nossas opções de ataque foram muito bem. Acho que perdemos a posse um pouco mais do que deveríamos. Precisamos melhorar a manutenção de posse e chegar à área mais vezes. A penetração na linha e o último passe são aspectos com margem para melhora, mas foi o primeiro jogo, então estou muito satisfeita com o desempenho delas e espero que melhore mais e mais”, avaliou.

Confira outros tópicos da entrevista de Pia:

Renovação e Adriana

“É um time jovem e algumas das líderes do grupo, incluindo eu mesma, nunca jogamos a Copa América. E isso é ótimo, mas também explica por que às vezes elas perdem a bola ou ficam um pouco nervosas. Acho que estamos começando uma nova jornada e espero que ela nos leve à nossa medalha algum dia. Em dois ou três anos, se jogadoras como Adriana e outras estiverem mais conectadas, seremos imparáveis. Adriana teve azar de se machucar logo antes de competições importantes, mas estou muito feliz por ela, porque é uma ótima jogadora de ataque que pôde marcar dois gols em seu primeiro jogo na Copa América. Para mim, foi muito especial e sei que marcando gols ela ganhará confiança e jogará cada vez melhor.”

Semelhanças e diferenças entre futebol sul-americano e europeu

“A principal diferença é a velocidade do jogo durante os 90 minutos. Suécia e Holanda empataram em 1x1 hoje e, se você olhar essa partida, verá que o ritmo é mais intenso e mais forte do início ao fim. Uma coisa que gosto muito nos times sul-americanos é a finalização e a qualidade técnica em cobranças de falta, por exemplo.”

Planos para o futuro

“O mais importante é classificar para a Copa do Mundo. Eu também gostaria que esse time revolucionasse o futebol feminino no Brasil. Todos falam hoje de pagamento igualitário, o que é excelente, mas nós também precisamos de tratamento igualitário. Se nós, de alguma forma, pudermos popularizar a modalidade e desenvolvê-la, torná-la mais atrativa… essa vitória é muito maior que uma medalha. Para mim, é incrível vir ao Brasil e ter a chance de comandar uma jogadora como ela. Se a América do Sul tiver uma competição mais acirrada, mais equipes sul-americanas vencerão jogos na Copa do Mundo. Se você observar a parte técnica, poderia citar o Chile ou a Argentina, por exemplo, que é um time muito coeso, creio que há um futuro brilhante pela frente. E uma competição como a Copa América é muito importante para colocar o futebol feminino no mapa.”

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics