Pia faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina

Pia faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina

Desde o dia 5 de janeiro, a equipe está concentrada em Viamão, no Rio Grande do Sul, para o primeiro período de preparação do ano de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Treino da Seleção Feminina em Viamão. Pia Sundhage Treino da Seleção Feminina em Viamão. Pia Sundhage
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O ano de 2021 da Seleção Feminina começou a todo vapor! Desde o dia 5 de janeiro, a equipe comandada por Pia Sundhage está concentrada em Viamão, no Rio Grande do Sul, para o primeiro período de preparação já de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As atividades terminam nesta quarta-feira (20) e, para a técnica sueca, foi uma importante oportunidade para avaliar de perto as atletas brasileiras. 

"Eu acho que tem sido fantástico, tive boas impressões aqui! Contamos com boas jogadoras neste período, e assim,  conseguirmos montar um time coeso. Tivemos ótimas performances, jogos-treinos e bons treinamentos. Foi a melhor forma de começar o ano olímpico, com certeza!", avalia Pia. 

Para os quinze dias de treinamentos, a comissão técnica elaborou uma programação equilibrando a carga de trabalhos com o grupo. Neste período de observações, a Seleção Feminina esteve em campo em três oportunidades para disputar jogos-treinos, diante do Grêmio Masculino Sub-16, Grêmio Feminino e o Cruzeiro-RS Masculino Sub-16. 

 

Neste primeiro encontro, Pia Sundhage contou 23 jogadoras, destas, 4 ganharam a inédita oportunidade com a sueca: as goleiras Vivi e Nicole, e as meias Ingryd e Kerolin Nicole. Com as estreantes, a técnica somou 70 atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina. De olho em novos talentos, a ideia de Pia é mesclar atletas jovens e experientes. Para a sueca, a mistura contribui para que todas se sintam desafiadas, e garante: "todas precisam brigar por uma vaga na Olimpíada".

"Preciso dizer que a Marta está aqui há muito tempo e neste período ela estava com tudo! Consegue imaginar se você está aqui pela primeira ou segunda vez e tem a chance de jogar contra ela? Ou com ela? Essa mistura é muito importante para encontrarmos as melhores jogadoras, porque muitas delas estão aqui há muito tempo. Elas realmente precisam dar tudo de si, porque as jovens atletas estão aqui mostrando trabalho, e elas também querem representar a Seleção Brasileira", destaca. 

Treino da Seleção Brasileira Feminina Principal em Viamão 11/01/21. Marta Treino da Seleção Brasileira Feminina Principal em Viamão 11/01/21. Marta
Créditos: Laura Zago/CBF

O primeiro compromisso oficial da Seleção Feminina neste ano será a disputa do Torneio She Believes, na Data FIFA, entre os dias 15 a 24 de fevereiro. Na competição, o Brasil enfrentará as equipes dos Estados Unidos, Japão e Canadá. Com o foco na disputa, Pia destaca quais serão os próximos passos da comissão técnica. 

"O próximo passo que teremos é decidir quem irá para o She Believes. Vamos olhar os treinamentos novamente, temos todas as filmagens e veremos os jogos, vamos selecionar o melhor time para a competição. Teremos muitas jogadoras desse período de treinamento, mas também algumas jogadoras que atuam nos times da Europa", avalia. 

Jogo-treino: Seleção Brasileira Feminina x Grêmio Masculino Sub-16. Pia Sundhage Jogo-treino: Seleção Brasileira Feminina x Grêmio Masculino Sub-16. Pia Sundhage
Créditos: Laura Zago/CBF

 

 

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics