Personalidades do mundo do futebol homenageiam Formiga em sua despedida da Seleção Brasileira

Personalidades do mundo do futebol homenageiam Formiga em sua despedida da Seleção Brasileira

Aos 43 anos, a volante escreve o último capítulo de sua história na Seleção Brasileira e recebe as devidas homenagens de figuras nacionais e internacionais do mundo da bola.

Sessão de fotos da Seleção Feminina Principal - Jogos Olímpicos de Tóquio. Formiga. Sessão de fotos da Seleção Feminina Principal - Jogos Olímpicos de Tóquio. Formiga.
Créditos: Sam Robles/CBF

Nesta quinta-feira (25), chega ao fim uma das trajetórias mais bonitas da história do esporte. Depois de 26 anos de serviços prestados, Formiga fará sua última partida pela Seleção Brasileira. Diante da Índia, na Arena da Amazônia, em Manaus, a volante vestirá a tradicional camisa 8 pela última vez. E para celebrar a despedida de uma das maiores atletas da história da Canarinho, a CBF reuniu diversas personalidades ao redor do mundo da bola, que prestaram as devidas homenagens a Miraildes Maciel Mota, lenda do futebol feminino.

Dentre os depoimentos de jogadoras, jogadores, ex-atletas, companheiras, adversárias, técnicos, membros da imprensa, algo foi unânime: a reverência e a gratidão em acompanhar a carreira e o talento de Formiga dentro dos gramados. E quem pôde vivenciar boa parte desses momentos foi Marta. Eleita a melhor do mundo seis vezes, a Rainha prestou sua homenagem para sua amiga de tantas conquistas com a camisa da Amarelinha.

 

"A história dela fala por si. Um exemplo de perseverança e dedicação. Uma das pessoas mais amadas do mundo", Marta.

  

Ícone não só do futebol feminino, mas como do esporte mundial, Formiga também recebeu o carinho do Rei do Futebol. Em tom de agradecimento, Pelé também deixou sua mensagem para a interminável volante brasileira.

 

"Formiga, minha querida, queria lhe dar os parabéns, de todo coração. Parabéns e viva o nosso Brasil. Viva, Formiga!", Pelé.

 

Durante seu caminho pela Seleção, Formiga alcançou marcas históricas. Entre homens e mulheres, a meia é a atleta que mais vestiu a Amarelinha, com 233 partidas oficiais. O detentor do recorde à época era Cafu, que somou 150 aparições pela Canarinho. Com histórias que se entrelaçam, o capitão do pentacampeonato também fez questão de deixar seu recado para a lenda do futebol feminino.

 

"De recordista para recordista, de capitão para capitã, parabéns. Que nossas meninas sigam seu exemplo, com foco, determinação e comprometimento", Cafu.

 

 

O reconhecimento pelo legado de Formiga ao futebol não tem fronteiras, e as mensagens que a jogadora recebeu são prova disso. O prestígio vem, inclusive, de quem a enfrentou dentro das quatro linhas ao longo dos anos. Melhor jogadora do mundo em 2019 e referência da Seleção dos EUA, Megan Rapinoe foi só elogios a Miraildes.

 

"Não acredito que ninguém possa replicar o que você fez em campo. Você é única, fora da curva, sem igual!", Megan Rapinoe.

 

 

Confira abaixo alguns trechos das homenagens que outras personalidades do futebol prestaram a Formiga

"Parabéns por ter inspirado tantas gerações de meninas e mulheres. Você vai ser sempre a nossa Formiga, eterna", Aline Pellegrino, ex-jogadora da Seleção Brasileira e atual Coordenadora de Competições Femininas da CBF. 

"Você é uma inspiração para todos os brasileiros que sonham em vestir a camisa da Seleção Brasileira e sonham em vencer na vida", Alisson, goleiro da Seleção Brasileira.

"Você é realmente uma lenda, a melhor de todos os tempos. Uma jogadora fenomenal na qual sempre me inspirei", Carli Lloyd, ex-jogadora da Seleção dos EUA.

"Uma atleta que mudou muito a nossa história dentro da Seleção, dentro do esporte. O tipo de atleta que é histórica", Cristiane, jogadora da Seleção Brasileira.

"Você é magnífica e ficará marcada no subconsciente de todas as jogadoras para sempre", Christiane Endler, goleira da Seleção do Chile.

"Fu, sinto sua falta! Gostaria de parabenizá-la pela sua incrível carreira. Você é sem dúvidas uma lenda! Vou sentir saudade das nossas batalhas em campo", Christine Sinclair, jogadora da Seleção do Canadá.

"Uma meio-campista versátil. Uma Formiga, realmente, atômica, que nunca para. A prova está aí, com você ainda atuando e passando ensinamentos para todas as meninas que vem chegando", Daniela Alves, ex-jogadora da Seleção Feminina.

"Queria te agradecer por ter sido pioneira junto com outros grandes nomes do futebol feminino na transformação desse esporte e na transformação de vidas. Eu como baiano também me sinto muito orgulhoso de tê-la como representante do nosso estado". Daniel Alves, jogador da Seleção Brasileira. 

"Obrigado por ter sido motivação e espelho para nós que amamos o futebol. Você vai ser sempre lembrada no coração de todos aqueles que gostam da Seleção Brasileira". Danilo, lateral da Seleção Brasileira.

"Formiga, é um orgulho ter tido a oportunidade de jogar e, agora, estar mais uma vez com você na Seleção Feminina. Obrigada ser essa inspiração e a representação viva do amor pelo futebol feminino". Duda Luizelli, Coordenadora de Seleções Femininas. 

"Muita competência, qualidade e profissionalismo. Sempre brilhou na sua carreira, e nos representou com muito orgulho na Seleção Brasileira", Dunga, ex-jogador da Seleção Brasileira.

"Você é um exemplo para o mundo do futebol. Seu nome está escrito na história, daqueles que a gente não esquece jamais. Obrigado por tudo que você fez", Galvão Bueno, narrador do Grupo Globo.

"Sete Copas do Mundo, sete Olimpíadas, que números maravilhosos. Muito obrigado por tudo que você fez pelo esporte", Kaká, ex-jogador da Seleção Brasileira.

"Você é um ícone, não só para elas (jogadoras) mas para todos do esporte, do futebol e do mundo", Marquinhos, zagueiro da Seleção Brasileira.

"Agradecer por tudo que você fez pelo Brasil, levando nosso país ao redor do mundo. Fiquei muito orgulhoso de fazer parte de dois times que você jogou, o Santos e o PSG. E a gente fez história juntos na Seleção. Parabéns pela carreira", Neymar, atacante da Seleção Brasileira.

"Agradeço por tudo que você fez pela nossa Seleção e por tudo que você representa para o futebol feminino. Foi uma honra ter feito parte da sua história e é uma honra ser sua amiga", Pretinha, ex-jogadora da Seleção Brasileira.

"Melhor meio-campo de todos os tempos. Nós, as Pioneiras, agradecemos por essa trajetória que você fez na Seleção Feminina", Roseli, ex-jogadora da Seleção Brasileira.

"Me sinto muito honrada de ter jogado com você na Seleção e também em clubes. Nós estamos muito felizes por tudo que você conquistou e deu para nossa pátria", Simone Jatobá, ex-jogadora da Seleção Brasileira e atual técnica da Seleção Feminina Sub-17.

"Você é e sempre será uma lenda", Kadidiatou Diani, jogadora da Seleção da França.

"Sou feliz por ter jogado e ganho ao seu lado, muito obrigada por tudo. Agora vai descansar (risos)", Perle Morroni, jogadora da Seleção da França.

"Dizer obrigado não será o suficiente. Que sorte a minha em ter jogado ao seu lado, uma pessoa extraordinária com um talento indiscutível. Foi um privilégio", Sissi, ex-jogadora da Seleção Brasileira.

"Você tem que estar muito orgulhosa da sua carreira. Fui sortuda em poder ter jogado com você na Suécia, quando você já era uma grande jogadora. Aproveite seu último jogo!", Therese Sjögran, ex-jogadora da Seleção da Suécia.

"Sua carreira foi linda, maravilhosa. Obrigado por você ser brasileira, por nos ter honrado tão bem. Sei o quanto você é profissional e merecedora", Thiago Silva, zagueiro da Seleção Brasileira.

"26 anos de Seleção Brasileira, 233 jogos, 37 gols. Espero que nessa nova etapa da sua vida você seja inspiração, tal qual você foi dentro do campo, para uma série de meninas. Meu respeito, parabéns!", Tite, técnico da Seleção Brasileira.

"Fora de campo você é uma guerreira e dentro de campo você é uma inspiração para todos nós. Obrigado por tudo", Gilberto Silva, ex-jogador da Seleção Brasileira.

"Fu fu, foi incrível jogar com você por dois anos no PSG. Vou sentir muito a sua falta. Você é uma lenda e boa sorte no seus próximos passos!", Jordyn Huitema, jogadora da Seleção do Canadá. 

"Foram tantos anos defendendo a nossa Seleção e fazendo tanto pela nossa modalidade, que tenho certeza que você deixará um legado para todas nós com sua humildade, dedicação diária e superação", Luana, jogadora da Seleção Brasileira.

"Quero agradecer pela figura que és, e tudo que representa no futebol feminino. Em Cabo Verde, você é uma inspiração", Lúcia Moniz, ex-jogadora da Seleção de Cabo Verde.

"A Formiga fez muito pela Seleção Brasileira, e nos momentos mais complicados ela conseguiu manter o trabalho dela no mais alto nível. Então Formiga, você não deveria parar nunca! Está aqui o meu muito obrigado!", Roberto Carlos, ex-jogador da Seleção Brasileira. 

 

Confira abaixo o vídeo com os depoimentos na íntegra:

 

 

 

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias nike guarana antarctica vivo itau neo energia mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stat sports kin analytics globus brasil