O último ato: passeio pela trajetória de Formiga em fotos

O último ato: passeio pela trajetória de Formiga em fotos

Volante entra em campo com a Seleção Feminina pela última vez depois de 26 anos defendendo a Amarelinha.

Sessão de fotos da Seleção Feminina Principal - Jogos Olímpicos de Tóquio. Formiga. Sessão de fotos da Seleção Feminina Principal - Jogos Olímpicos de Tóquio. Formiga.
Créditos: Sam Robles/CBF

Depois de 26 anos de serviços prestados à Seleção Feminina, Formiga entra em campo vestindo a Amarelinha pela última vez nesta quinta-feira (25). Em duelo diante da Índia, a Arena da Amazônia será o palco do último ato que a volante fará defendendo o Brasil. A trajetória de Miraildes Maciel Mota se confunde com a própria história da Seleção e para celebrar a despedida da camisa 8, relembraremos sua caminhada por meio de fotos.

A grandeza de Formiga transcende os títulos que conquistou e a colocam no patamar de lenda do futebol feminino. Recordista entre homens e mulheres, ela é a única atleta a participar de sete edições de Copa do Mundo e de Olimpíadas. Defende a Amarelinha desde os 16 anos e encerra seu ciclo com 233 jogos disputados e 37 gols marcados.

 

Pioneiras

 

Em 1999, Formiga conquistou sua primeira medalha em primeira Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. No elenco Canarinho, a volante teve a companhia de Sissi, uma lenda do futebol feminino, na campanha que resultou no bronze para o Brasil.

O primeiro ouro

 

A estreia de Formiga em Jogos Pan-Americanos foi em 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana. O Brasil venceu as quatro partidas que disputou e conquistou a medalha de ouro.

Pódio olímpico

 

Formiga fez parte do plantel que passeou na Olimpíada de Atenas 2004. Encantando com grandes atuações, a Seleção Feminina chegou à decisão como favorita, mas acabou ficando com a prata em duelo contra os Estados Unidos.

Festa em casa

 

Dentro do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 2007, Formiga conquistou o bicampeonato em Jogos Pan-americanos. Na grande final, a volante e restante do elenco da Amarelinha foram ovacionados pelos 70 mil torcedores que estiveram no estádio para prestigiar a Seleção Feminina. Na decisão, o Brasil venceu os Estados Unidos por 5 a 0.

Prata na China

 

Em 2007, Formiga ajudou a Seleção a chegar à primeira final de Copa do Mundo de sua história. Disputada na China, a competição sagrou a Alemanha campeã após decisão disputada contra as brasileiras.

Trio histórico

 

Ao longo de sua trajetória com a Amarelinha, Formiga dividiu os gramados com grandes nomes da história do futebol feminino. Com Cristiane e Marta, a volante vivenciou as maiores conquistas do Brasil e dividiu as evoluções da modalidade.

20 anos de Amarelinha

 

 

Em 2015, Formiga comemorou a marca pessoal de 20 anos defendendo a Seleção Brasileira. Para comemorar, a jogadora trocou a eternizada camisa 8 pelo número 20 em partida diante da Argentina.


De volta às raízes

 

 

 

Em 2016, Formiga teve a oportunidade de retornar para onde tudo começou. Baiana, a meia foi escolhida pelo São Francisco do Conde, clube do estado, em draft realizado pela CBF com as então jogadoras que compunham a Seleção Permanente do Brasil. O registro é do técnico dela na época, Mário Filgueiras.

 

 

Copa América

 

Além de Copa do Mundo, Olimpíada e Pan-americano, Formiga também participou de Copa América, levantando a taça seis vezes com a Seleção Brasileira. Na última edição, em 2018, a volante ajudou a equipe a se sagrar heptacampeão do torneio.

Última Olimpíada

 

Nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, Formiga anunciou que sua caminhada com a Seleção Brasileira estava chegando ao fim. A edição marcou a sétima participação da atleta em Olimpíada e uma semente plantada na renovação do elenco Canarinho.


Interminável!

 


Obrigada, Formiga Interminável! Seu legado no futebol feminino será condutor para as novas gerações de meninas que sonham em jogar bola. Uma referência dentro e fora dos gramados, uma lenda da Seleção Feminina.

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser