Seleção Feminina: Luana elogia visão de jogo de Pia e fala sobre versatilidade sob seu comando

Seleção Feminina: Luana elogia visão de jogo de Pia e fala sobre versatilidade sob seu comando

Volante acredita que estratégia defensiva é o caminho certo para a Seleção Brasileira chegar mais forte na competição.

Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR) Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF

Volante no Paris Saint-Germain, Luana Bertolucci se destaca no esquema de jogo da técnica Pia Sundhage por sua versatilidade em campo. Convocada para o período de treinamentos em Portimão, Portugal, a jogadora acredita que a semana será produtiva para retomar os trabalhos com a Seleção Feminina. 

Com a esperança de estar presente na lista final para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021, Luana acredita que sua forma de atuar dentro das quatro linhas seja um fator positivo para conseguir seu objetivo. Em entrevista coletiva, ela destacou como a experiência na Europa colaborou para seu aproveitamento.

“Como são apenas 18 atletas para a Olimpíada, você fazer mais de uma função é um ponto positivo, ter atletas versáteis é bom quando se tem poucas trocas durante o jogo. Eu acredito a Europa influenciou o meu rendimento porque quando eu fui para lá, experimentei outras posições. Já joguei de meia, de atacante e agora, recentemente, foi a primeira vez que eu joguei de lateral. Para mim, é muito bom porque você consegue vivenciar as funções que são feitas em cada posição. Isso te dá um entendimento maior do jogo e é importante estar sempre disponível para ajudar o grupo fazendo a sua posição de origem ou alguma outra”, conta.

Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR) Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF

Recentemente, a técnica Pia Sundhage publicou um vídeo exaltando as qualidades táticas da jogadora do PSG, destacando sua versatilidade dentro do campo. Mas esse reconhecimento não é unilateral, já que Luana, presente em grande parte dos jogos comandados pela sueca, reconhece a evolução do setor defensivo da Seleção após a chegada de Pia.

“A Pia trouxe um olhar mais europeu para a Seleção. Como ela já trabalhou com seleções vitoriosas, ela tem muita experiência. Acredito que analisou muito o nosso jogo durante o Mundial, como a equipe se comportava antes dela e trouxe pontos a acrescentar. Como, por exemplo, as ações defensivas, essa compactação que ela passa para a gente que é muito importante. E, para mim, tem sido muito bom, eu tenho aprendido bastante e fico feliz pelas oportunidades que tenho tido e espero continuar trabalhando bastante para estar aqui”, reconheceu a atleta.

Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR) Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF

Durante os treinos, a técnica tenta passar para as jogadoras a noção de uma Seleção compactada e defensivamente sólida. No ataque, Luana revelou que a estratégia da sueca é deixar as “atletas livres”, mas para isso acontecer, é preciso estar organizado.

“Desde que a Pia chegou, ela tem colocado o foco bastante na nossa parte defensiva, de jogar ali em conjunto, de você estar bem compactado, bem organizado nas diferentes situações do jogo. Eu acho que isso tem feito resultado porque nós sofremos menos gols nas últimas partidas. Acho muito interessante a leitura e visão de jogo que a Pia passa para a gente. A gente tem tudo para se tornar uma Seleção mais forte e, como ela diz, na parte do ataque, “eu deixo vocês livres”. Então nós temos que focar na defesa, estar bem compactado, bem organizado, na maior parte do jogo”, definiu.

 

Luana trocou o futebol asiático pelos gramados europeus, na última temporada, e teve como expectativa vivenciar o seu melhor momento cercada de atletas de alto nível. Possibilidades que ela enxerga estar usufruindo precisamente, pois avalia estar em uma fase de maturidade como atleta. 

“Às vezes, as coisas não vão acontecer no seu tempo então você tem que estar sempre pronta para quando isso acontecer, você poder corresponder. Acredito que a junção da preparação com a oportunidade mostram que você está pronta. Eu fico feliz com a confiança que a comissão técnica e as atletas têm depositado em mim. Eu espero continuar trabalhando forte no clube, forte aqui para sempre estar em alto nível. E espero que ao longo dessa caminhada para a Olimpíada, a gente possa cada vez absorver mais as ideias da Pia e colocar em prática”, finalizou.

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports