Seleção Brasileira

Parceria sólida: Goleiras da Seleção de Futsal transformam competição saudável em crescimento dentro de quadra

Ex-companheiras de clube e juntas pela primeira vez pela Seleção Brasileira numa competição, Júlia e Bianca projetam estreia no Torneio Internacional de Futsal nesta quarta-feira (20)

Assessoria CBF
20/08/2025 - 3h49
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:

Pela primeira vez, as goleiras Bianca e Júlia compartilham a rotina de treinos da Seleção Brasileira para o Torneio Internacional de Futsal Feminino, em Xanxerê (SC). A preparação começou no último dia 14 e, nesta quarta-feira, o Brasil estreia contra a Guatemala, às 20h30, na Arena Ivo Sguissard.

Companheiras de clube por várias temporadas — atuaram juntas no Stein Cascavel em 2016, 2017, 2022 e 2024 —, elas acreditam que a parceria sólida construída ao longo dos anos pode contribuir para o sucesso da Seleção. “Sempre tivemos uma competição saudável nos clubes por onde passamos e conseguimos ótimos resultados juntas. Tenho certeza de que aqui na Seleção não vai ser diferente”, afirma Júlia.

“Trabalhar ao lado da Bianca é desafiador. Eu considero ela melhor goleira do mundo hoje. Isso nos impulsiona a estar sempre no nosso melhor nível, em todos os aspectos. É bom tanto para o desempenho individual quanto para o coletivo”, completa Júlia, que não poupou elogios à companheira de equipe, eleita a melhor goleira do mundo pela Futsal Planet em 2022 e 2023.

Segundo elas, o objetivo da dupla é elevar o nível técnico da equipe e conquistar resultados expressivos. Para isso, trabalham juntas em uma parceria marcada por admiração, respeito e uma competitividade que impulsiona o desenvolvimento e o crescimento delas.

Alexandre Politzer, preparador de goleiras da Seleção, em treino com as goleiras Julia e BiancaCréditos: Nelson Terme/CBF

“Eu e a Ju já tivemos algumas experiências juntas em outras temporadas, e eu acho super importante essa cobrança pessoal e também ter ao lado uma goleira que te faz crescer, que te coloca numa posição onde você precisa estar bem o tempo todo, se dedicar sempre, sair da zona de conforto”, afirmou Bianca. “Ter ao lado goleiras como ela, e como outras que já passaram, é gratificante. Esse período que a gente teve juntas foi de muito aprendizado pra mim”, elogia Bianca.

Presente em mais uma edição do Torneio Internacional de Futsal Feminino, Bianca celebrou o carinho do público em Xanxerê (SC) e o reconhecimento que a Seleção Brasileira vem recebendo ao longo dos anos. “É gratificante ver esse reconhecimento que a Seleção e nós, atletas, temos. A gente busca isso, quer ver o ginásio lotado. Esse ano tenho certeza de que não será diferente. Acredito que será ainda melhor”, afirmou.

Bianca destacou a energia da torcida local e a crescente presença do público a cada edição do torneio. “Toda vez que a gente entra aqui, o ambiente é especial. A energia é diferente. Nós, como atletas, gostamos muito de sentir a torcida a nosso favor.” Com expectativa de casa cheia, a goleira reforçou o compromisso da equipe em corresponder em quadra. “Tenho certeza de que será um espetáculo fora de quadra, e vamos tentar fazer um espetáculo dentro também, para dar alegria a essa galera.”

Além de valorizar o acolhimento em Xanxerê, Júlia destacou o foco na primeira Copa do Mundo FIFA, que vai ser realizada nas Filipinas entre 21 de novembro e 7 de dezembro. “Poder conciliar essa preparação aqui em Xanxerê é muito gratificante, porque é uma cidade que abraça o futsal feminino, abraça a Seleção e é extremamente acolhedora. É um privilégio fazer parte desse momento. É muito gratificante para nós, atletas, sentir esse acolhimento. Esperamos retribuir em quadra todo esse carinho e colocar em prática o que preparamos nesses cinco dias de treinamento. Ttudo isso já pensando no nosso maior objetivo, que é o Mundial.”

PREPARAÇÃO DAS GOLEIRAS DA SELEÇÃO

O preparador de goleiras da Seleção Brasileira, Alexandre Politzer, destaca que o trabalho com as goleiras da Seleção Brasileira de Gutsal é estruturado como um tripé, levando em conta três aspectos fundamentais: a individualidade das atletas, as características específicas dos adversários e o conteúdo técnico-tático geral da equipe.

Preparador de goleiras da Seleção, Alexandre Politzer, com as goleiras Julia e BiancaCréditos: Nelson Terme/CBF

“Consideramos o modelo ofensivo, defensivo, as transições e as bolas paradas. Dentro desse espectro, tanto a Júlia quanto a Bianca estão preparadíssimas para a competição, com uma expectativa muito boa de desempenho”, afirma Alexandre.

Alexandre ressalta que cada momento de preparação é fundamental, já que a equipe está a menos de 100 dias do Mundial. “Cada tempo que a gente tem de preparação é um ganho que levamos em consideração para esse caminho. Estamos atentos a essa questão para garantir que as goleiras estejam prontas para os desafios que vêm pela frente.”

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.