Jucinara e Duda Luizelli se reencontram na Seleção Feminina

Jucinara e Duda Luizelli se reencontram na Seleção Feminina

Lateral teve a primeira oportunidade de jogar futebol com meninas na escolinha da nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas da CBF

Seleção Feminina faz jogo-treino em Portimão - Duda e Jucinara Seleção Feminina faz jogo-treino em Portimão - Duda e Jucinara
Créditos: Laura Zago/CBF

Os caminhos de Jucinara e Duda Luizelli se cruzaram cedo. Como boa parte das meninas que começam a jogar futebol, ela também iniciou dividindo os gramados com meninos. Porém, foi com a nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas que Juci teve a primeira oportunidade de jogar em um time só de garotas, passo importante no sonho de ser jogadora profissional. Em Portimão, Portugal, as duas se reencontraram, já que a lateral foi convocada por Pia Sundhage para um período de treinos com a equipe Principal.

"Essa oportunidade é algo que não esqueço nunca, pois foi meu primeiro contato com um time só de meninas. Foi em Porto Alegre e eu já conhecia a Duda pela TV. Meu tio era super fã dela e um dia ele foi em um treino para tirar uma foto com ela. Foi o momento em que eu dei um salto na minha vida e dei um salto no futebol tendo uma pessoa como ela comigo. Queria seguir os mesmos passos da Duda, que jogou na Europa e na Seleção. Então escolhi bem a pessoa para me espelhar", lembrou Jucinara.

Para Duda, a lembrança também é viva na memória. O esforço daquela jovem menina para treinar a marcou, já que Juci fazia viagens de quase 50km todos os dias para estar nos trabalhos da escolinha. Na época, a lateral morava com a família em Portão, no Rio Grande do Sul (RS). Hoje, vive na Espanha, e atua pelo Levante UD.

Seleção Feminina faz jogo-treino em Portimão. Jucinara Seleção Feminina faz jogo-treino em Portimão. Jucinara
Créditos: Laura Zago/CBF

"Lembro dela pois ela é de Portão e o pai dela trabalhava durante a noite, precisando, na teoria, dormir durante o dia para descansar. Mas ele comprou a ideia dela e a levava quase diariamente para treinar. Nunca vou me esquecer! Imagina você andar duas horas de manhã e depois voltar mais duas horas para ver a filha muito perto de realizar um sonho. Hoje ela está na Seleção Brasileira, depois pode ir até uma Copa do Mundo, Olimpíada. Fico muito feliz de saber que talvez tenha sido por eu nunca ter desistido do futebol e a escolinha estar ali naquele momento que a Juci está aqui com a gente hoje", disse Duda.

As principais lembranças daquela época são da experiência de, pela primeira vez, poder jogar ao lado de meninas apaixonadas por futebol. Na Escolinha da Duda, Juci pôde aprender muito e se inspirar na ex-jogadora, uma referência na modalidade e no estado.

 

"Tenho muitas lembranças, principalmente da minha primeira viagem com o time adulto para jogar o Gauchão. Fizemos uma festa no ônibus (risos). Lembro também que muitas pessoas conheciam a Duda e era algo que eu não via no dia a dia. Pensava que a gente conhecia alguém que jogou o futebol e conseguiu chegar na Seleção Brasileira. Então minha maior lembrança era de pensar 'eu estou aqui com ela'. Estava com meninas que tinham o mesmo sonho que eu e podia chegar onde eu queria", comentou a jogadora.

Fazer parte desta e de tantas outras histórias de sucesso no esporte, vendo os frutos de seu esforço, motivam Duda a continuar trabalhando forte pensando no futuro.

Seleção Feminina faz jogo-treino em Portimão -Jucinara Seleção Feminina faz jogo-treino em Portimão -Jucinara
Créditos: Laura Zago/CBF

"É algo fantástico e que me faz cada vez querer mais com o futebol feminino. Hoje estamos juntas pelo mesmo objetivo, que é fazer o Brasil ser cada vez melhor dentro da modalidade. Tenho certeza que todas as meninas que estão aqui têm esse objetivo e a Juci é uma delas", comemorou a Coordenadora.

E se tem alguém do Sul do país presente, não pode faltar aquele chimarrão. Mesmo em Portugal, a dupla conseguiu, em conjunto, arrumar uma forma de fazer a bebida característica. Com muito bom humor, elas contaram sobre a “missão” para ter sempre o chimarrão do lado.

"O chimarrão é algo importante no nosso dia a dia. Se não tiver o chimarrão com gaúcho ficamos nervosos. A Duda deu um jeito e arrumou para nós. Agora o dia começa muito melhor", brincou Juci, que teve o apoio de Duda. "Na verdade quem me ajudou foi ela, pois eu não sei fazer direito. Então a Juci me ajudou a tomar meu chimarrão vendo o treino e até melhorou a energia", concluiu.

Treino da Seleção Feminina Principal em Portimão 23-10-2020 - Duda Luizelli Treino da Seleção Feminina Principal em Portimão 23-10-2020 - Duda Luizelli
Créditos: Laura Zago/CBF

 

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics