Ivana Fuso narra emoção de estrear pela Seleção Brasileira Feminina

Ivana Fuso narra emoção de estrear pela Seleção Brasileira Feminina

Em primeira convocação junto à Canarinho, a meio-campista de 19 anos já sentiu o gosto de defender as cores do Brasil dentro do gramado diante da Argentina.

Primeiro jogo do Torneio She Believes em Orlando: Brasil x Argentina. Ivana Fuso Primeiro jogo do Torneio She Believes em Orlando: Brasil x Argentina. Ivana Fuso
Créditos: Sam Robles/CBF

Nascida e criada na Alemanha, filha de mãe brasileira, pai italiano e morando atualmente na Inglaterra, Ivana Fuso pode ser considerada uma ‘cidadã do mundo’. Na noite última quinta-feira (18), pode-se dizer que sua brasilidade veio à tona mais do que nunca ao realizar um de seus maiores sonhos. Com apenas 19 anos de idade, a jogadora estreou pela Seleção Brasileira Principal diante da Argentina, no Torneio She Believes, sediado nos EUA. Como se não bastasse, a jovem meio-campista teve a honra de dividir o gramado com sua maior ídola no esporte: a Rainha Marta.

A noite mais do que especial para a estreante foi coroada com a goleada do Brasil por 4 a 1 sobre as rivais argentinas. Ivana entrou no lugar de Chu, aos 21 minutos do segundo tempo e, ao todo, ficou em campo por 27 minutos em seu debut com a Amarelinha. A atleta do Manchester United ocupou bem o meio de campo e participou de boas tramas de ataque da Canarinho.

Ao lado da Rainha

Parecia algo predestinado. No dia 18 (10 + 8) de fevereiro de 2021 (ano olímpico), a estreante e camisa 8 Ivana Fuso entrou aos 21 minutos da segunda etapa para atuar ao lado de sua ídola e camisa 10, Marta. Coincidências e numerologias à parte, a experiência foi simbólica. Seis vezes a melhor jogadora do mundo, a Rainha pôde dividir o gramado com uma jovem que se inspirou em sua imagem para dar os primeiros passos e perseguir a carreira de jogadora profissional.

Desde que foi convocada, no início de janeiro, Ivana não escondeu a ansiedade de conhecer Marta pessoalmente. Durante o período de treinos que antecedeu a estreia do Brasil no Torneio She Believes, a meia de apenas 19 anos era só sorrisos ao lado de sua ídola.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ivana Fuso️ (@ivana_fuso)


A admiração por Marta, antes expressada somente através da televisão quando Ivana ainda sonhava em ser jogadora, aos 9 anos de idade, agora é dividida durante treinos, atividades e jogos, uma década depois. Esse turbilhão de emoções é apenas o primeiro passo da atleta do Manchester United na Seleção Brasileira Principal.

"A Marta é a Marta! É o sonho de todo mundo, eu acho. Quem é brasileiro gostaria muito de jogar com a Marta. Desde pequena eu sou fã dela e é uma honra estar aqui agora treinando e atuando ao lado dela", conta Ivana.

Com cidadania brasileira, alemã e italiana, Ivana ainda não decidiu qual país representará em competições oficiais. Com passagens pelas seleções de base da Alemanha, onde foi capitã do Sub-16 ao Sub-19, a meio-campista está tendo sua primeira experiência com a delegação do Brasil nesta janela do Torneio She Believes. Apesar de ainda contar com um futuro incerto, Fuso ressaltou que a receptividade das companheiras fizeram com que ela sentisse um sentimento especial ao vestir a Amarelinha.

 

"Se tivesse uma palavra para descrever o meu período aqui, eu diria felicidade. Aqui é muito legal! Muito diferente da Alemanha, aqui você pode ser você mesma. É bem aberto e sinto muita fé aqui, isso é muito legal, que todas tenha fé e isso na Alemanha não existe, eu acho isso bem legal!", conta Ivana.

Até o dia 25 de fevereiro, Ivana estará concentrada com a Seleção Brasileira Feminina na primeira Data FIFA de 2021. Na próxima quarta-feira (24), a Canarinho volta a campo, desta vez, para enfrentar o Canadá, às 18h (Horário de Brasília), com transmissão do Sportv. 

Ivana Fuso em ação no jogo diante da Argentina no Torneio She Believes Ivana Fuso em ação no jogo diante da Argentina no Torneio She Believes
Créditos: Sam Robles/CBF

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser