Aos 17 anos, Giovanna coleciona passagens pelas seleções do Brasil, Estados Unidos e Espanha

Aos 17 anos, Giovanna coleciona passagens pelas seleções do Brasil, Estados Unidos e Espanha

Convocada para a categoria sub-17 em todas as três equipes, a atleta do Barcelona vive a primeira oportunidade com uma seleção adulta e destaca como tem sido a experiência com Pia.

Treino da Seleção Feminina Principal Portimão (Portugal) - Giovanna Treino da Seleção Feminina Principal Portimão (Portugal) - Giovanna
Créditos: Laura Zago/CBF

Aos 17 anos, Giovanna vive uma realidade para poucos na carreira. Com múltipla nacionalidade, a meia já teve a experiência de servir três seleções na categoria sub-17: Brasil, Estados Unidos e Espanha. Com a Amarelinha, foi convocada pela técnica Simone Jatobá para jogos preparatórios, diante de Portugal e Áustria. Desta vez, recebeu a primeira oportunidade no adulto, sendo chamada por Pia Sundhage para o período de treinos, durante a Data FIFA, em Portimão, Portugal. 

Filha de brasileiros, Giovanna nasceu em São Paulo e se mudou com apenas 3 anos para os Estados Unidos. Aos 8, a família transferiu-se para a Espanha, e, desde então, mora no país europeu. Os primeiros toques com a bola foram assim que chegou nos EUA, o interesse foi acompanhado do apoio dos pais, que a inscreveram em uma escolinha para crianças. O exemplo do irmão que também é jogador, e hoje atua pelo Leganés, da Espanha, mostrou que o mundo da bola era um futuro a ser seguido. Mas nem ela imaginava que o futuro a levaria a ser convocada por três seleções diferentes e de alto nível. 

"Estou muito feliz! Sempre foi um sonho jogar com a Seleção Brasileira, desde pequenininha, e eu estou muito contente. Nunca imaginei que três Seleções iriam me convocar, e estou muito feliz porque são três seleções muito boas, então quero aproveitar muito a experiência. Na Seleção Sub-17, eu jogo com as meninas da minha idade, mas aqui as meninas também são gente boa e jogam muito bem. Eu ainda estou me adaptando com as brasileiras, mas estou muito feliz com essas duas experiências, tanto na sub-17 quanto na principal", conta.

 

Giovanna é um dos reforços do Barcelona para esta temporada. Anunciada em julho deste ano e com contrato até 2023, a atleta já vive desde os 15 anos a experiência de atuar no adulto. Na capital espanhola, atuou por três anos no Madrid CFF. E nesta temporada vivencia o que é vestir a camisa de um dos maiores clubes do mundo. 

"A gente começou a temporada faz pouco tempo e eu tive algumas lesões, então não joguei muito. Mas agora eu já estou bem e estou com vontade de estar com o time e jogar muito. O Barcelona sempre foi um time muito bom no futebol feminino quanto no masculino, e a gente já ganhou os três jogos que jogamos e vamos continuar assim", revela.

Treino da Seleção Feminina Principal em Portimão 23-10-2020 - Giovanna Treino da Seleção Feminina Principal em Portimão 23-10-2020 - Giovanna
Créditos: Laura Zag/CBF

No treino deste sábado (24), Giovanna vivenciou um sonho de menina. Fã de Marta, a meia treinou pela primeira vez ao lado da Rainha do Futebol - a atacante se apresentou à Seleção na sexta-feira (23). Apesar da experiência curta ao lado da Melhor Jogadora do Mundo de Futebol, ela destaca que foi a realização de um sonho.

"Foi muito legal hoje treinar ao lado da Marta, foi um sonho, sempre gostei muito dela e foi muito legal treinar hoje com ela. Conversamos um pouco em inglês, mas já foi legal. Gosto muito dela", conta.

Após uma semana com a Seleção Brasileira, Giovanna destaca que a primeira impressão é bem positiva do trabalho da comissão técnica comandada pela técnica Pia Sundhage. A meia trata a intensidade dos treinos como um dos pontos principais dos treinamentos.

"Eu não conversei muito ainda com a Pia, mas o que a gente conversou dá para ver que ela sabe muito de futebol e tenho muita vontade de aprender com ela. Estou gostando muito porque dá pra ver que tem muita intensidade e pessoas muito sérias com o trabalho. Eu estou gostando muito", destaca.

Treino da Seleção Feminina Principal Portimão (Portugal) - Giovanna e Jucinara Treino da Seleção Feminina Principal Portimão (Portugal) - Giovanna e Jucinara
Créditos: Laura Zago/CBF

Ciente que um dia terá que tomar a decisão de qual Seleção irá defender, Giovanna é cautelosa e respeita cada experiência na carreira como bagagem para quando precisar se decidir, tome a atitude com sabedoria

"Eu acho que eu para tomar a decisão correta, preciso estar me sentindo bem no time, tenho que estar bem com as meninas e a treinadora, e também no campo preciso estar me sentindo confortável", conclui.

Treino da Seleção Feminina Principal em Portimão 23-10-2020 - Giovanna Treino da Seleção Feminina Principal em Portimão 23-10-2020 - Giovanna
Créditos: Laura Zag/CBF

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser