41 anos de Formiga, uma referência dentro e fora dos gramados

41 anos de Formiga, uma referência dentro e fora dos gramados

Formiga é única no futebol, é a jogadora que mais vezes vestiu camisa do Brasil. No dia do aniversário, volante recebeu homenagem das companheiras

Formiga - Seleção Feminina treina no PV, em Fortaleza

Créditos: Ricardo Stuckert / CBF

"Eu não me imaginei aqui nesse momento, com certeza não. Nunca fui de planejar as coisas, e tudo sempre ocorreu muito bem"


 

Quem vê Formiga atuando em campo, às vezes, até esquece que ela tem 41 anos, recém completados neste domingo (3). Corre, desarma, avança, chuta, está por todas as partes, e em todos os momentos do jogo. Essa é Formiga, para os mais chegados, Miraíldes Mota. A história dela e da Seleção Feminina até se confundem, impossível imaginar o Brasil sem ela. Já são 24 anos vestindo a Amarelinha, não é por menos que seja a atleta, entre homens e mulheres, que mais vezes atuou com a camisa brasileira. A volante caminha para a sétima Copa do Mundo, outro recorde que carrega, nenhum atleta chegou a esse nível.

Formiga é uma referência, seja para as companheiras de equipe, comissão técnica, ou mesmo para as adversárias. Na Seleção Brasileira é uma unanimidade. Entre todas atletas, é uma das jogadoras que percorre a maior distância nos jogos, em média 10,5 km, sendo que 1,6 km são em corridas de alta intensidade, e realiza em média 65 sprints por partida (corridas acima de 20k/h), dados analisados pelo fisiologista Luciano Capelli. No Paris Saint-Germain, time que atua há dois anos, é a capitã e tem a confiança do treinador, Patrice Lair, dentro de campo.

"A gente só tem noção do que representa quando para. Quando você está na ativa, só pensa no que faz no dia a dia. Quando dá aquela pausa, começa a perceber o que representa naquilo que faz", confessa Formiga.

No dia do aniversário, Formiga recebeu uma homenagem das companheiras de equipe. Enquanto dava entrevista para a CBF TV, a volante foi surpreendida com a invasão das jogadoras cantando parabéns. Emocionada, agradeceu a surpresa e fez um lindo discurso sobre aquilo que deseja para o futuro. 

Veja! 

Parabéns, Formiga! Obrigada por todos os anos dedicados à camisa da Seleção Brasileira. Nosso presente é ter você lutando dentro de campo por nós. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Mastercard GOL CIMED SEM TCL FIAT English Live Ultrafarma Technogym Statsports