Após carreira nos gramados, ex-jogadoras mantêm paixão pelo futebol em cargos na CBF

Após carreira nos gramados, ex-jogadoras mantêm paixão pelo futebol em cargos na CBF

Nos último anos, a CBF tem dado espaço para que as protagonistas do futebol feminino assumam diferentes cargos na liderança da modalidade.

Técnica Pia Sundhage conversa com a auxiliar Beatriz Vaz Técnica Pia Sundhage conversa com a auxiliar Beatriz Vaz
Créditos: Sam Robles/CBF

A paixão pelo futebol não perde a intensidade quando é chegada a hora da aposentadoria. A transição de carreira é um caminho natural para ex-jogadoras, que após a vida de atleta, se reinventam em diferentes cargos com o objetivo de se manterem próximas ao gramados. Nos últimos anos, a CBF tem dado espaço para que as protagonistas do futebol feminino assumam diferentes pastas na liderança da modalidade.

Prova disso é a maior presença de ex-jogadoras nos cargos de liderança como Duda Luizelli e Aline Pellegrino na Coordenação das Seleções Femininas e Competições Femininas, respectivamente. Nos gramados, a treinadora Simone Jatobá, a preparadora de goleiras Marlisa Wahlbrink, e as auxiliares Jessica de Lima e Beatriz Vaz, fazem parte deste processo na área técnica. Soma-se a elas, a chegada de Mayara Bordin, hoje, administradora das equipe brasileiras.

Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli  e Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino - Duda Luizelli, Rogério Caboclo e Aline Pellegrino Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli e Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino - Duda Luizelli, Rogério Caboclo e Aline Pellegrino
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Ao longo da carreira de meio-campista, a curiosidade de entender o futebol  mais profundamente foi o que moveu Beatriz Vaz. Antes mesmo de se aposentar, ela fez o curso de Gestão de Futebol e Licença B para Treinadores, ambos da CBF Academy, e seu interesse chamou a atenção. Em 2017, quando atuava pelo Audax, Bia recebeu o convite para fazer parte da comissão técnica do técnico Vadão, na Seleção Principal. Hoje, a auxiliar também faz parte da equipe de Pia Sundhage, ao lado dos auxiliares Lilie Persson e Anders Johansson. 

“No futebol, a gente precisa de pessoas que acreditem no nosso potencial e entendam o processo que vamos passar para construir o nosso conhecimento. Há três anos e meio estou podendo ajudar, entendendo, dividindo e compartilhando. Eu me sinto muito sortuda e privilegiada de fazer parte disso tudo e espero sempre fazer parte do futebol e somar, essa é uma palavra que eu gosto muito”, declarou Bia Vaz.

 

Em outubro do ano passado, Mayara Bordin ingressou no grupo de ex-atletas que somam às Seleções Brasileiras Femininas. A ex-volante participou de duas convocações da Seleção Feminina Sub-17 e, neste ano, foi convidada para fazer parte da delegação principal no Torneio She Believes, em fevereiro e, hoje, está reunida na Granja Comary, em Teresópolis, junto com a delegação.

A carreira de Mayara foi uma montanha russa de emoções, entre conquistas e lesões, quando pendurou as chuteiras, encontrou na gestão esportiva um caminho de permanecer no ambiente que ama e contribuir para a modalidade.

“Estar nos locais em que eu estive como atleta traz lembranças muito boas, como a Granja por exemplo. São sensações inexplicáveis. Estar vestindo o uniforme da CBF me lembra das sensações que eu tive quando vestia os uniformes de atleta. E agora poder fazer coisas para melhorar as condições das atletas me faz muito feliz”, finalizou Mayara.

Mayara faz parte do grupo de ex-atletas que atuam na Seleção Brasileira Feminina Mayara faz parte do grupo de ex-atletas que atuam na Seleção Brasileira Feminina
Créditos: Laura Zago/CBF

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser