Rafa aponta bom momento na China como trunfo para buscar vaga na Olimpíada

Rafa aponta bom momento na China como trunfo para buscar vaga na Olimpíada

No futebol chinês há cinco temporadas, a zagueira de 29 anos está em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR) Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago

Em outubro de 2018, Rafaelle sofreu um grande baque em sua carreira. A lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo afastou a zagueira dos gramados por um longo período, e a impediu de disputar uma vaga na Copa do Mundo Feminina de 2019. Recuperada, a atleta da Seleção Brasileira agora busca seu espaço em outra grande competição: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). E para provar seu valor para a técnica Pia Sundhage, a jogadora da Canarinho aposta no seu bom momento no futebol chinês.

Desde que voltou de lesão, Rafaelle já foi convocada em três outras oportunidades, quando disputou o Torneio Internacional da China, em 2019, e o Torneio da França, no início de 2020. No entanto, o período de treinos da Seleção Feminina Brasileira que se iniciou nesta segunda-feira (19), em Portimão (POR), marca a primeira atividade da zagueira com a Amarelinha, após o período de pandemia do coronavírus. Em conversa com o site da CBF, a jogadora ressaltou a importância de estar novamente entre o grupo das convocadas – formada por jogadoras que atuam nos Estados Unidos, China e Europa.

Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR) Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF

“Estou muito feliz por estar de volta à Seleção, principalmente após esse longo período afastada por conta da pandemia. É muito bom estar aqui de novo com todo mundo, com a comissão. Estou muito motivada, principalmente para o ano que vem, quando temos as Olimpíadas. É muito importante para a gente estar aqui neste momento, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, estar junto e nos preparando para o grande evento que vai acontecer ano que vem”, destacou Rafa.

Após sua quinta temporada defendendo o Changchun Dazhong, Rafaelle está mais preparada do que nunca. Com a lesão no passado, a jogadora pretende repetir na Seleção as grandes performances que vem colecionando no futebol chinês para impressionar Pia e sua comissão técnica. Para isso, a zagueira garante que já ‘virou a chave’ e está com a cabeça 100% focada na Amarelinha.

Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR) Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF

“Estou me sentindo muito bem, estou super feliz e motivada. Venho de uma boa temporada na China, e estar junto com todo mundo aqui vai me fazer muito bem. Me recuperei bem da minha lesão, e agora estou 100% pronta para disputar uma vaga nas Olimpíadas. A temporada foi curta, mas bastante intensa. A gente tinha jogos de 3 em 3 dias, e eu joguei todas as partidas. Graças a Deus, foi tudo bem e agora estou 100% para me dedicar à Seleção nesse final de ano. Até porque a temporada da China já acabou, então agora meu foco total é na Seleção”, garantiu a zagueira do Brasil.

O período de treinos da Seleção faz parte do planejamento visando os Jogos Olímpicos. A concentração da Canarinho será realizada no Hotel Penina, em Portimão, e se estenderá até o dia 27 de outubro, período de Data FIFA. Por conta do protocolo estabelecido pela Comissão Médica Especial da CBF, não haverá cobertura presencial da imprensa nos treinamentos - A CBF TV disponibilizará diariamente imagens das atividades da equipe e entrevistas com as jogadoras. 

Atletas da Seleção Feminina se apresentam para início dos treinos em Portugal Atletas da Seleção Feminina se apresentam para início dos treinos em Portugal
Créditos: Laura Zago/CBF

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports