Com Pia de olho na nova geração, Tainara ganha oportunidades na Seleção Feminina

Com Pia de olho na nova geração, Tainara ganha oportunidades na Seleção Feminina

Defensora de 21 anos está em sua segunda convocação com a Seleção Feminina Principal. Antes, participou dado período de treinos em setembro de 2020, na Granja Comary, em Teresópolis.

Treino da Seleção Feminina em Viamão. Tainara Treino da Seleção Feminina em Viamão. Tainara
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

De olho na nova geração, uma das estratégias da técnica Pia Sundhage é mesclar o grupo de atletas entre novatas e veteranas. Neste período de treinos em Viamão (RS), a zagueira Tainara e a goleira Nicole são um dos exemplos dessa integração. Se a arqueira faz sua estreia na categoria principal, a defensora de 21 anos está em sua segunda oportunidade com a sueca. Antes, participou da convocação em setembro de 2020, na Granja Comary, em Teresópolis. 

"É muito gratificante estar aqui como eu sempre falo, dar sequência ao trabalho das categorias de base. Estar com a Pia e esse grupo é muito maravilhoso e sensacional", destaca.

Treino da Seleção Feminina em Viamão. Anders Johansson Treino da Seleção Feminina em Viamão. Anders Johansson
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Para algumas atletas, principalmente do setor defensivo, é a primeira oportunidade de trabalhar com Anders Johansson, novo auxiliar técnico de Pia Sundhage que integra a Seleção Feminina desde novembro do ano passado. O sueco tem a missão de esmiuçar a defesa da equipe brasileira. Durante os períodos de convocação, Pia costuma dividir as jogadoras por setores para que a comissão técnica foque na ações específicas de cada grupo, a ação foi elogiada pela zagueira. 

"É maravilhoso estar aqui, não há um dia que não seja bom ou que não agregue com bons feedbacks. É a primeira vez que trabalho com o Anders e ele é muito inteligente, muito cauteloso nos detalhes de intensidade, de leitura de jogo, comportamento defensivo. Ele sempre traz bons princípios para que a gente possa desenvolver o melhor do futebol", elogia. 

Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Tainara Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Tainara
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Neste período de treinos, Tainara está atuando ao lado de veteranas e referências da Seleção Feminina, que já passaram por Copas do Mundo e Olimpíadas, como Erika, do Corinthians, Rafaelle, do Changchun Dazhong (China), Bruna Benites, do Internacional. Para a caçula, é importante essa troca de experiências entre as gerações.

"Temos grandes referências aqui, grandes atletas que a gente vem acompanhando desde a base. Pouco a pouco vamos evoluindo e agregando também. Aqui, vamos melhorando em todos os aspectos mental, físico e técnico, e nossa missão é sempre agregar", conclui. 

Treino da Seleção Feminina em Viamão. Tainara Treino da Seleção Feminina em Viamão. Tainara
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Desde 5 de janeiro, a Seleção Brasileira está concentrada em Viamão (RS), para um período de preparação. As atividades que iniciam o ano de 2021, e vão até o dia 20 deste mês, fazem parte do ciclo de observações da comissão técnica de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Por conta do protocolo estabelecido pela Comissão Médica Especial da CBF, não haverá cobertura presencial da imprensa nos treinamentos da Seleção Feminina. A CBF TV disponibilizará diariamente imagens das atividades da equipe e entrevistas com as jogadoras. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira NIKE GUARANÁ ANTÁRTICA VIVO ITAÚ MASTERCARD GOL CIMED SEMP TCL FIAT PAGUE MENOS 3 CORAÇÕES TECHNOGYM STAT SPORTS