Comissão técnica da Seleção Feminina faz balanço da preparação para a Copa do Mundo

Comissão técnica da Seleção Feminina faz balanço da preparação para a Copa do Mundo

Preparador físico e fisiologista da Seleção Feminina explicam estratégia de preparação física traçada para a disputa da Copa do Mundo Feminina

Comissão técnica da Seleção Feminina faz balanço da preparação para a Copa do Mundo Créditos: Assessoria / CBF

Faltam 6 dias para início da Copa do Mundo da França 2019! A cada dia a contagem para a maior competição de futebol feminino vai deixando os fãs de futebol mais ansiosos. Na Seleção Feminina não é diferente, para a estreia diante da Jamaica, no dia 9 de junho, faltam oito dias. Neste sábado, a Seleção Brasileira Feminina completa o décimo primeiro dia de trabalho em Portimão, Portugal, mas que no geral é um trabalho que j;a dura meses.

O trabalho de preparação da equipe teve início mais precisamente após a conquista da Copa América, em abril de 2018, mas se intensificou no início deste ano. Em janeiro, a comissão técnica convocou 42 jogadoras para treinos e analises físicas e médicas na Granja Comary, no Rio de Janeiro. 

- No Centro de Excelência pudemos analisar todas as atletas e já iniciar um processo de treinamento, a partir dai já programamos uma evolução a longo prazo onde nós faríamos o acompanhamento delas em alguns momentos nos amistosos e a distância. Também tivemos um período pré-Portimão, em Itu, com algumas atletas (9), que foi extremamente importante para dar condições para estaremos neste período mais intenso conosco - avalia Luciano Capelli, fisiologista da Seleção Feminina.

 

O maior desafio da comissão técnica é equilibrar as cargas físicas das jogadoras, que atuam em nove países diferentes e possuem calendários e metodologia de trabalho distintas. Neste período pré-Copa do Mundo, o objetivo traçado foi intensificar os treinamentos físicos e deixar o grupo pronto para a busca do título inédito.

- O balanço é bem positivo. Das 23 convocadas, temos 18 atletas que jogam fora do país, ou seja, são metodologias, temporadas e países diferentes que a gente precisa tomar um cuidado especial. A gente vem evoluindo a cada treinamento, tivemos um cuidado especial também em visitar os clubes, trocar uma ideia com as comissões técnicas dos outros clubes, para que a gente possa sempre estar monitorando e acompanhando de perto cada atleta - explica Fábio Guerreiro, preparador físico da Seleção Feminina.  

Treino

O treino deste sábado (1) foi no campo do Hotel Penina. O técnico Vadão promoveu mais um treino tático e, desta vez, com foco na bola parada e algumas jogadas ensaiadas. A equipe volta a treinar neste domingo (2), no estádio do Portimonense, às 9h30. 

Veja: Departamento médico da Seleção Feminina atualiza sobre situação clínica de atletas

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics