Seleção Brasileira encara o Chile na final do Torneio Internacional de Futebol Feminino

Seleção Brasileira encara o Chile na final do Torneio Internacional de Futebol Feminino

Equipe brasileira entra em campo neste domingo (1), às 13h, no Estádio Pacaembu. Brasil vai em busca do oitavo título da competição

Brasil x Chile pela Copa América Feminina

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Neste domingo (1), a Seleção Feminina encara o Chile na final do Torneio Internacional Uber de Seleções Femininas. Às 13h, a bola rola no Estádio Pacaembu. A equipe brasileira vai em busca do oitavo título na competição. Antes, às 10h30, Argentina e Costa Rica decidem o terceiro lugar.

A decisão guarda um gosto especial para a técnica da Seleção Brasileira, já que será a primeira vez que Pia Sundhage está à frente da equipe numa final. A sueca estreou com pé direito ao comandar a equipe na vitória por goleada por 5 a 0 sobre a Argentina. 

O adversário

O Chile foi o vice-campeão da Copa América de 2018. Com o segundo lugar, a equipe se classificou pela primeira vez para a Copa do Mundo França 2019. Na competição, ficaram no grupo F, com Estados Unidos, Suécia e Tailândia. A equipe acabou sendo eliminada na fase inicial, com uma vitória e duas derrotas.

No Torneio Internacional de Seleções Femininas, as chilenas já participaram de três edições. Em 2013 foram vice-campeãs ao enfrentar o Brasil na final. As donas da casa venceram por 5 a 0, gols de Formiga, Marta, Darlene, Cristiane e Debinha.

Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional
Créditos: CBF/Lucas Figueiredo

Na edição da Copa América do ano passado, disputada no Chile, a Seleção Feminina enfrentou as donas da casa uma vez. No quadrangular final, as brasileiras venceram por 3 a 1, com gols de  Mônica, Beatriz Zaneratto e Thaisinha. 

A capitã da equipe chilena, Christiane Endler, é o destaque da equipe. A atleta atua no Paris Saint-Germain junto com a volante da Seleção Feminina, Formiga. 

Caminho até a final

Para chegar à final, as Guerreiras do Brasil venceram a Argentina por 5 a 0, com gols de Ludmila, Formiga, Debinha, Erika e Juncos (contra). Já a Seleção Chilena venceu a Costa Rica, pelo placar mínimo de 1 a 0, gol de Yanara. 

A técnica Pia Sundhage não terá nenhum desfalque para a partida. Já o técnico José Letelier, da equipe do Chile, terá o desfalque da zagueira Carla Guerrero, expulsa da partida, ao levar  o segundo cartão amarelo. 

Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional
Créditos: Marcello Zambrana/AGIF

Sobre o torneio

Soberano na competição, o Brasil chega nesta edição com sete títulos dos oito disputados. O único time que ficou com a taça além das brasileiras foi o Canadá, que venceu em 2010. O Torneio Internacional já passou por São Paulo, Manaus, Brasília e Natal.

Nas outras finais, as brasileiras derrotaram México, em 2009, Dinamarca, em 2011 e 2012, Chile, em 2013, Canadá, em 2015, e Itália, em 2016. Além disso, venceu levantou o troféu também em 2014, após empatar em 0 a 0 com os Estados Unidos e ter a melhor campanha.

 O formato de disputa é simples: quatro seleções jogam em duas semifinais, uma seguida da outra. As vencedoras passam para a decisão, que será domingo. Quem perder jogará a disputa de terceiro lugar no mesmo dia.

Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional
Créditos: Mauro Horita/CBF

Informações da partida:


Horário: 13h 

Local: Estádio Pacaembu, São Paulo 

Arbitragem: Deborah Cecília-FIFA/PE, Daiane Caroline-FIFA/MS, Leila Nayara-FIFA/DF, e Thayslane Melo-FIFA/SE

Transmissão: TV Cultura e SporTV

Seleção Brasileira encara o Chile na final do Torneio Internacional de Futebol Feminino Seleção Brasileira encara o Chile na final do Torneio Internacional de Futebol Feminino
Créditos: CBF/Mauro Horita

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira