Seleção Brasileira

Seleção Brasileira retoma treinos e se prepara para a semifinal da Copa América contra o Uruguai

Ary Borges destaca evolução tática sob comando de Arthur Elias e reflete sobre desafios e seu retorno ao time

Assessoria CBF
28/07/2025 - 6h14
Atualizado há 23 dias
Compartilhe:

A Seleção Brasileira retomou os treinos na tarde deste domingo (27). O Brasil enfrentará o Uruguai na terça-feira (29), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, pela semifinal da Copa América. A Seleção avançou na competição após empatar sem gols com a Colômbia, mesmo jogando com uma atleta a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo devido à expulsão da goleira Lorena.

Na coletiva de imprensa realizada após as atividades no CT da LDU, a meio-campista Ary Borges contou que o treino focou nos ajustes necessários para a próxima partida. O principal objetivo da equipe é melhorar a cada treino e jogo dentro do modelo proposto pelo técnico Arthur Elias.

"Tentamos evoluir jogo a jogo dentro daquilo que o Arthur passa pra gente. E eu acho que esse é o nosso principal objetivo. De a cada partida, a cada treino, poder fazer melhor. Poder fazer na maior parte do tempo aquilo que a gente tem dentro do nosso plano para cada partida. E colocando principalmente as ideias do nosso modelo de jogo. Isso vai fazer com que a gente entre mais concentrada”, explicou Ary.

Ary Borges retoma preparação na Copa América com Seleção para enfrentar o Uruguai na semifinal Créditos: Lívia Villas Boas/CBF

Ary destacou a identidade do estilo de jogo do Brasil e definiu a seleção como "bem diferente de qualquer outro time ou seleção do mundo", intensa e muito ofensiva. Ela ressaltou a evolução da Seleção desde sua primeira convocação do técnico Arthur para os amistosos contra o Canadá, em outubro de 2023, até a atual edição do torneio continental. Durante esse período, Ary jogou a Copa Ouro, mas ficou afastada da Seleção devido a uma sequência de lesões e ficou fora dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, que era um sonho de sua carreira. Só voltou a ser convocada para treinamentos na Granja Comary em fevereiro de 2025. Em seguida voltou a figurar na lista par os amistosos contra o Japão, em maio, após lesão de Laís Estevam.

"A Seleção evoluiu muito nesse último ano. Para mim, esse retorno foi essencial para me adaptar e compreender as ideias do Arthur. Entender o estilo de jogo da Seleção e como me encaixar nele foi um processo necessário", revelou Ary.

Disputar a Copa América tem um significado especial para Ary. Em 2022, foi sua primeira competição oficial com a Seleção principal, na qual marcou seu primeiro gol. "Para mim, esta competição tem sido muito especial por eu poder voltar a ter confiança, vestir essa camisa. Também de poder me sentir bem aqui dentro de novo e de agregar”, afirmou.

Ary Borges em treino no CT da LDU para semifinal da Copa América Créditos: Lívia Villas Boas/CBF

Desde 2023 no Racing Louisville FC, nos Estados Unidos, Ary acredita que atuar na Liga Americana contribuiu significativamente para seu desempenho atual na Seleção. "Ir para a Liga Americana foi uma escolha estratégica devido ao estilo de jogo mais físico e agressivo. Isso me ajudou a desenvolver minhas características. E isso me fez mudar até um pouco minha característica. Então tudo o que eu posso ter de bom lá na Liga Americana, eu estou tentando trazer aqui para a seleção”, explicou.

Sobre o próximo desafio da Seleção Brasileira, Ary enfatizou que, independentemente do adversário, o objetivo é superar obstáculos rumo ao topo do pódio. "Nós sempre buscamos propor o jogo. Encaramos o Uruguai como mais um adversário a ser superado em nosso caminho até a final. Vamos disputar com a maior seriedade possível, pois esse é o nosso principal objetivo no momento", concluiu.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.