Recém-contratada pelo Lyon, Tarciane vive o melhor momento de sua carreira e comemora sua sucessão de vitórias nos últimos meses. Transferiu-se em abril do ano passado do Corinthians para o Houston Dash, dos EUA, ganhou medalha de prata na Olimpíada de Paris, foi uma das indicadas ao Prêmio Bola de Ouro no final de 2024 e mais recentemente deixou o Houston para jogar no Lyon, da França.
Tudo muito rápido, como ela mesma admite. Nesta entrevista ao site da CBF, Tarciane fala sobre o período atual de treinamentos em Teresópolis, a valorização do futebol feminino do Brasil e sua nova casa, o Lyon.
Confira os principais trechos da entrevista de Tarciane.
Período de treinos – “É diferente pra gente se reunir só para treinar. Mas esse é um momento de aprendizagem, para corrigir alguns erros, se fortalecer e entrar mais forte em qualquer jogo, o que é importante para o crescimento da Seleção Brasileira.
A gente nunca tinha feito isso, era sempre jogo, jogo, jogo. Então, temos de aproveitar esse período para poder construir mais, ter uma identidade melhor, trabalhar o que a gente não consegue nas outras convocações. Conhecer mais o grupo, ter mais troca, isso é muito importante.”
Tarciane durante treino na Granja ComaryCréditos: Joilson Marconne / CBF
Valorização – “A gente, depois dos Jogos Olímpicos, conseguiu trazer mais visibilidade. E o futebol feminino do Brasil vem só crescendo. Teve a minha transferência, a da Priscila, da Kerolin, da Jheniffer, da Adriana, todas para times grandes, essa movimentação toda, com a valorização das atletas brasileiras. Isso ainda é pouco para o futebol feminino, que vai crescer ainda mais por causa da Copa do Mundo no Brasil.
Isso é fruto de um trabalho coletivo e que tem muito a ver com a Seleção Brasileira, sua comissão técnica, e as jogadoras que são convocadas. Estamos cada vez mais bem preparadas para enfrentar qualquer adversário.”
Tarciane foi indicada ao Prêmio Bola de Ouro em 2024Créditos: Joilson Marconne / CBF
Vida nova – “Na Olimpíada a gente esteve em Marselha (para o jogo contra a Espanha), que fica perto de Lyon, onde eu nunca tinha ido. Mas, agora, puder conhecer a cidade, é pequena e muito bonita. Já peguei um pouco de frio por lá. É um momento muito importante na minha vida. Tenho que aproveitar a oportunidade para aprender bastante lá.
O clube conta com profissionais experientes e isso vai me ajudar a crescer cada vez mais pra chegar bem na Seleção Brasileira e estar sempre em alto nível e assim poder ajudar minhas companheiras. Lógico que a gente nunca espera mudança assim tão rápida, mas foi o que Deus quis e estou preparada para esse desafio.”

.png&w=3840&q=75)