Bruno Guimarães controla a bola no último jogo do Brasil contra o Chile, em SantiagoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira enfrenta o Chile na noite desta quinta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O confronto terá transmissão ao vivo de múltiplas plataformas do Grupo Globo.
Se vencer, e caso o Equador tropece contra o Paraguai, a Amarelinha assume a vice-liderança. Na lanterna, o Chile já não tem mais chance de classificação para o Mundial.
No último encontro entre as equipes, disputado em 10 de outubro do ano passado, a Seleção venceu por 2 a 1, de virada, em Santiago, com direito a gol no fim de Luiz Henrique, que está entre os convocados. Igor Jesus anotou o outro tento do Brasil.
O treinador Carlo Ancelotti e sua comissão técnica tiveram três dias de treinamento na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para o embate desta quinta. Além de vencer os chilenos e a Bolívia, na próxima terça (9), o objetivo para esta Data FIFA é também conhecer mais atletas capazes de ajudar a equipe.
Luiz Henrique anotou o gol da vitória do Brasil sobre o Chile, em SantiagoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Estreia de Ancelotti no Maracanã
O duelo desta noite marcará a estreia de Ancelotti no Maracanã, estádio descrito pelo próprio técnico como o “templo do futebol mundial”.
"Para mim é uma experiência nova, muito bonita, minha primeira vez no Maracanã, no templo do futebol mundial. Uma nova experiência que sempre terei nas minhas recordações."
Carlo Ancelotti está ansioso para comandar sua primeira partida no Maracanã pela SeleçãoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Presença de campeões mundiais
A CBF convidou todos os campeões mundiais pela Seleção Brasileira para abrilhantar o jogo e receber uma homenagem de reverência e reconhecimento por sua importância para nossa vitoriosa história pentacampeã. A cerimônia acontecerá no intervalo.
Veja que já confirmou presença:
1958 e 1962 - Pepe;
1970 - Jairzinho, Brito, Gerson, Roberto Miranda, Dadá Maravilha e Paulo Cézar Caju;
1994 - Romário, Bebeto, Jorginho, Márcio Santos, Ronaldão, Mazinho, Taffarel, Mauro Silva e Branco;
2002 - Edilson, Kleberson, Lucio, Ricardinho, Denílson e Anderson Polga.
Campeões do mundo marcarão presença no jogo entre Brasil e ChileCréditos: Lucas Figueiredo/CBF
Histórico com o Chile
O duelo entre Brasil e Chile nesta noite será o 77º entre as seleções, adversárias desde 1916. Os brasileiros dominam em vitórias, com 54, contra oito triunfos chilenos, além de 14 empates. Foram 172 gols da Amarelinha e 62 da La Roja.
Artilheiros brasileiros do confronto: Pelé (10); Zico (7); Zizinho, Bebeto e Baltazar (5); Coutinho e Lagarto (4); Vavá, Ademir, Tesourinha, Sócrates, Ferreira, Roberto Dinamite e Nilo (3).
Base da Seleção Brasileira para a Data FIFA de setembro é a Granja Comary, em TeresópolisCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Maraca Lotado
A expectativa é que a partida receba um público superior a 50 mil pessoas. Este será o último compromisso em casa na competição do Brasil, que se classificou para o Mundial do ano que vem com duas rodadas de antecedência.
Em março de 2022, a Seleção e o Chile se enfrentaram no último embate da Amarelinha no Brasil antes da Copa do Catar diante de um estádio lotado: quase 70 mil torcedores prestigiaram a goleada por 4 a 0, com gols de Vinicius Jr., Neymar, Philippe Coutinho e Richarlison.
No Maracanã, Brasil goleou o Chile por 4 a 0, pelas Eliminatórias da Copa de 2022Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Show de Ivete Sangalo
A artista baiana Ivete Sangalo fará um show antes do início da partida e sua apresentação promete levar muita emoção e alegria ao Maracanã.
Ivete Sangalo fará show antes de Brasil x ChileCréditos: Assessoria Ivete Sangalo
Arbitragem
A equipe de arbitragem do jogo será venezuelana e formada pelos seguintes profissionais: Alexis Herrera (Árbitro); Lubin Torrealba (Assistente 1); Alberto Ponte (Assistente 2); Alejandro Velázquez (Quarta árbitro); e Ángel Arteaga (VAR).