Seleção Brasileira

Arthur Elias exalta amistosos em Costa Rica e México e destaca retorno de Luana à Seleção

Brasil irá a campo contra Costa Rica, México e Venezuela; meio-campista retornou à Amarelinha após se recuperar de câncer

Assessoria CBF
12/02/2026 - 18h42
Atualizado há 7 dias
Compartilhe:

Arthur Elias durante a convocação da Seleção para os amistosos com Costa Rica, México e VenezuelaCréditos: Rafael Ribeiro / CBF

O treinador Arthur Elias exaltou a importância dos amistosos que a Seleção Brasileira Feminina fará com Costa Rica, México e Venezuela neste início do ano. Em entrevista coletiva após o anúncio das convocadas para as partidas, nesta quinta-feira (11), explicou que os rivais acertados foram os melhores possíveis para este momento da temporada e analisou cada adversário.

“Temos uma dificuldade porque as seleções europeias e asiáticas jogam competições oficiais neste período do ano. Fomos atrás dos melhores adversários que a gente poderia. A Costa Rica é uma equipe em que vimos uma evolução, teve uma troca de treinadora para uma brasileira… A Venezuela foi um confronto muito duro na Copa América, e no terceiro jogo o México é uma equipe que vem em franca evolução e com um trabalho já mais consolidado”, destacou o técnico.

“É uma convocação que é importante não só pelas diferentes formas de jogo dos adversários, mas também para que a gente consiga aproveitar o momento de cada jogadora da temporada e dar oportunidade a algumas novas jogadoras e a jogadoras que vão retornar na Seleção”, completou.

__twitter:https://x.com/SelecaoFeminina/status/2021956265002287238__

Retorno de Luana

Entre as 26 jogadoras selecionadas, está a meio-campista Luana Bertolucci, do Orlando Pride. Campeã da Copa América de 2022 e uma das convocadas para a Copa do Mundo de 2023, ela anunciou em abril de 2024 que havia sido diagnosticada com um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que ataca o sistema linfático.

Após um ano e meio de tratamento, voltou aos gramados em setembro de 2025. Arthur Elias destacou sua recuperação e ressaltou a qualidade da atleta.

__twitter:https://x.com/SelecaoFeminina/status/2022056473627353153__

“Convocar a Luana é uma alegria, mas a alegria maior foi quando ela venceu o câncer, doença que foi diagnosticada num período com a Seleção. Foi um baque muito grande para todos nós. A Luana tem uma história incrível no futebol, é uma mulher de muita força, que mostrou isso e deu muitos exemplos para quem estava do lado dela”, celebrou.

“O retorno é para ter a Luana perto da Seleção, é uma jogadora que tem características distintas das meio-campistas que a gente vem convocando. É muito experiente, já trabalhei por muitos anos com ela, sei das qualidades que ela tem para facilmente encaixar no modelo de jogo da Seleção. E sem cobrança nenhuma em relação a acelerar o processo com ela, justamente pelo momento da temporada e por tudo que passou”, concluiu.

Luana Bertolucci retornará à Seleção nos amistosos com Costa Rica, Venezuela e MéxicoCréditos: Staff Images Woman / CBF

Veja a agenda da Amarelinha:

Brasil x Costa Rica - 27 de fevereiro - Estadio Alejandro Morera Soto, em Alajuela - 22h

Brasil x Venezuela - 4 de março - Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca - 18h

Brasil x México - 7 de março - Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México - 20h

*Os horários dos jogos são de Brasília

Arthur Elias durante a convocação da Seleção para os amistosos com Costa Rica, México e VenezuelaCréditos: Rafael Ribeiro / CBF

Veja também

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.