Técnico da Seleção Sub-17 acompanha decisão do Brasileirão da categoria

Técnico da Seleção Sub-17 acompanha decisão do Brasileirão da categoria

Assim como no jogo de ida, disputado na semana anterior no Estádio Luso-Brasileiro, Paulo Victor Gomes foi a Curitiba para finalíssima entre Athletico-PR e Fluminense. Treinador avaliou trabalho de observação da comissão em 2020

Final do Campeonato Brasileiro Sub-17 - Athletico PR x Fluminense Final do Campeonato Brasileiro Sub-17 - Athletico PR x Fluminense
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A primeira competição masculina de categorias de base organizada pela CBF foi finalizada em 2020. Com dois grandes confrontos, o Campeonato Brasileiro Sub-17, competição financiada pelo legado da Copa do Mundo de 2014, foi encerrado na tarde desta segunda-feira (21) e teve o Fluminense como grande campeão. Treinador da Seleção Brasileira da categoria, Paulo Victor Gomes foi a Curitiba para acompanhar o duelo do Tricolor frente ao Athletico-PR e viu alguns rostos conhecidos de períodos com a Amarelinha. 

"Estamos finalizando o processo de observação dentro do Campeonato Brasileiro Sub-17 em um grande palco, como a Arena da Baixada, e com grandes equipes. Os dois times realizaram grandes trabalhos durante toda a competição, apresentaram aspectos coletivos muito interessantes, além dos destaques individuais que a gente já conhece por estar acompanhando esta geração 2004 desde 2018. E é muito bom poder estar vendo vários deles aqui hoje em uma decisão de Campeonato Brasileiro", declarou o treinador.

Nas duas últimas convocações do técnico Paulo Victor Gomes quatro nomes de Athletico-PR e Fluminense apareceram. O Tricolor teve o meia Arthur, que teve grande atuação nesta decisão com uma bela assistência para o primeiro gol, e o Furacão foi representado pelo goleiro Mycael, o lateral Ataíde e o atacante Lucca. 

Na tarde desta segunda-feira, quem levou a melhor foi o Fluminense. O time das Laranjeiras repetiu o placar do jogo de ida, com vitória por 2 a 1, e garantiu a conquista do Campeonato Brasileiro Sub-17. 

Sobre Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014

O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento e Social. Até o fim da parceria entre FIFA e CBF serão disponibilizados US$ 100 milhões para investimentos em solo brasileiro.

Alto Rendimento

São nove as competições organizadas pela CBF que contam com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, além do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 e Sub-17, as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e também as Supercopas Sub-20 e Sub-17. A realização destes torneios é fundamental para o calendário de equipes femininas e das categorias de base masculinas. Ao todo são 738 jogos realizados anualmente por meio deste investimento, com 100% deles transmitidos ao vivo em TV, plataformas de streaming ou redes sociais.

Ainda no alto rendimento, o Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA financia o Simpósio Médico de Educação Continuada, voltado para profissionais que atuam no Departamento Médico dos clubes brasileiros. O congresso é realizado anualmente.

Social

Em parceria com a CBF Social, o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 é responsável por financiar parte do projeto Gol do Brasil, que atenderá mais de 18 mil crianças até 2022. A ação, que iniciou em 2019, chegará aos 26 estados do país e também ao Distrito Federal. Meninos e meninas entre 6 e 17 anos têm aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Desenvolvimento

Em 2014, 11 dos 26 estados e mais o Distrito Federal receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA. Com o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014, os outros 15 que não foram sede do Mundial receberão Centros de Desenvolvimento do Futebol. São estruturas físicas que contam com campos de grama natural, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado. Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais. Estes locais visam contribuir na transição entre os contatos iniciais com o futebol e o alto rendimento, auxiliando na preparação de jovens atletas que sonham um dia em se tornar profissionais da área.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira NIKE GUARANÁ ANTÁRTICA VIVO ITAÚ MASTERCARD GOL CIMED SEMP TCL FIAT PAGUE MENOS 3 CORAÇÕES TECHNOGYM STAT SPORTS