Ramon Menezes é o novo treinador da Seleção Brasileira Sub-20

Ramon Menezes é o novo treinador da Seleção Brasileira Sub-20

Ex-jogador, de 49 anos, com passagens marcantes por Cruzeiro, Vasco da Gama e Vitória, chega com a missão de preparar a equipe para o Torneio Conmebol Sul-Americano 2023, classificatório para a Copa do Mundo FIFA da categoria

Novo técnico da Seleção Masculina Sub-20, Ramon Menezes Novo técnico da Seleção Masculina Sub-20, Ramon Menezes
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Ramon Menezes é o novo treinador da Seleção Brasileira Sub-20. O ex-jogador, de 49 anos, com passagens marcantes por clubes brasileiros como Cruzeiro, Vasco da Gama e Vitória, chega com a missão de preparar a equipe para o Torneio Conmebol Sul-Americano 2023, classificatório para a Copa do Mundo FIFA da categoria. Ramon é um dos treinadores na nova geração, com qualificação profissional certificada por CBF, Conmebol e FIFA, detentor das Licenças Pró, A e B da CBF Academy, além de experiência comprovada no comando de equipes profissionais. Ramon foi recebido na CBF na manhã desta segunda-feira, 7, pelo Presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues, e pelo Presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima.

"Quero desejar muito sucesso ao Ramon, que é um profissional que reúne todas as condições de fazer um grande trabalho à frente da Seleção Sub-20. Conhecemos as suas qualidades e ele terá aqui todas as condições para realizar um excelente trabalho nessa categoria que é essencial ao desenvolvimento do futebol", destacou Ednaldo, que presenteou o novo técnico com a camisa personalizada número 10 da Seleção Brasileira.

Presidente Ednaldo Rodrigues recebe novo técnico da Seleção Masculina Sub-20, Ramon Menezes Ednaldo Rodrigues entrega camisa da Seleção ao novo técnico da Sub-20, Ramon Menezes
Créditos: Thais Magalhães/CBF

"A Seleção Brasileira está na minha história como jogador. Coincidentemente, minha primeira convocação foi para a Seleção Sub-20 em 1991, quando fui campeão sul-americano e vice-campeão mundial. Retornei à Seleção Principal em 2001, quando disputei a Copa das Confederações com a geração que viria a ser campeã do mundo, no ano seguinte. Encaro esse chamado para treinar a categoria sub-20 como uma convocação. Estou pronto para o desafio. Há alguns anos já acompanho os jovens atletas. Conheço bem essa geração. É sempre uma honra estar na Seleção Brasileira", disse Ramon. 

O trabalho do novo treinador começou bem antes de sua apresentação oficial nesta segunda-feira (7). Há cerca de um mês, Ramon aceitou o convite da Seleção e já iniciou o trabalho junto aos observadores técnicos do departamento de base para elaborar sua primeira lista de convocados. O expediente na sede da confederação, no entanto, começou hoje quando assinou o contrato com a CBF. A escolha de Ramon se deu após rigoroso processo de avaliação de currículos e de perfis realizado pelo departamento de base da Seleção Brasileira.

Presidente Ednaldo Rodrigues recebe novo técnico da Seleção Masculina Sub-20, Ramon Menezes Branco, Ednaldo Rodrigues, Ramon Menezes e Ricardo Lima
Créditos: Thais Magalhães/CBF

"Ramon mostrou-se o mais qualificado e preparado entre os nomes avaliados. Tem o perfil que buscamos em nossos treinadores. É um profissional moderno, acostumado a lidar com atletas mais jovens e ainda traz toda a sua experiência como ex-jogador. Era um craque dentro e fora de campo. Tem espírito vencedor. Um dos melhores da sua posição. Estamos satisfeitos com nossa escolha. Vamos em frente com nosso objetivo de seguir sendo protagonista em todas as competições e desenvolvendo os jogadores para a Seleção Principal", analisou Branco, coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira. 

O ex-jogador se aposentou em 2013 e iniciou o trabalho como assistente-técnico no mesmo ano, no Joinville Esporte Clube. Em 2015, assumiu seu primeiro trabalho como treinador, no A.S.E.E.V, em Goiás. Entre 2015 e 2021, passou por Anápolis, Joinville, Guarani-MG, Tombense, CRB, Vasco da Gama e Vitória. Como atleta, além da passagem pela Seleção Brasileira, o currículo de Ramon ainda inclui as conquistas da Taça Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Taça Rio-São Paulo e Cariocão pelo Vasco da Gama; Copa do Brasil, Supercopa e Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro; além de quatro títulos do Campeonato Baiano pelo Vitória. Fora do Brasil, Ramon passou por Japão, Qatar e Alemanha.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics