Observador técnico, Djair se divide como auxiliar de treinadores das seleções de base

Observador técnico, Djair se divide como auxiliar de treinadores das seleções de base

Observador técnico da base da CBF desde 2019, ex-jogador compartilha lições da carreira com as novas gerações atuando como auxiliar-técnico nas Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-15

Seleção Brasileira Sub-15 realiza etapa de preparação na Granja Comary. Djair Seleção Brasileira Sub-15 realiza etapa de preparação na Granja Comary. Djair
Créditos: Divulgação CBF

Aeroporto de Assunção, no Paraguai. Enquanto aguardam o embarque para o retorno ao Brasil, Sávio, Ângelo e Vinícius, três dos promissores atletas da Seleção Brasileira Sub-17 assistem vídeos pelo celular. Na telinha, eles acompanham a uma sequência de gols em cobranças de faltas. Eles repercutem a técnica e a perfeição das batidas. Em pé, ao lado deles, está o autor dos golaços: Djair, ex-jogador e exímio batedor de faltas com passagens por grandes clubes do Brasil como Botafogo, Flamengo, Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Internacional, Atlético-MG e também Seleção Brasileira. 

"Joguei nada", brinca o ex-jogador respondendo aos elogios dos meninos. A cena no aeroporto é apenas mais uma da relação "boleira" mantida por Djair com os atletas na base da Seleção. Observador técnico da CBF, Djair foi auxiliar-técnico de Paulo Victor Gomes durante o período dos jogos preparatórios no Paraguai e, nesta semana, voltou a exercer a função ao lado de Dudu Patetuci, na convocação da equipe sub-15. 

"É uma sensação muito boa lidar com esses jovens jogadores. É uma troca onde todos ganham. Eles são muito dedicados. Conversamos muito sobre a carreira de jogador e como aproveitar as oportunidades. Eu contribuo passando um pouco da minha experiência, orientando, corrigindo movimentos técnicos e tentando me aproximar da linguagem deles, pois dentro de campo não mudou o que se exige no futebol", explica Djair, que foi treinador das equipes profissional e sub-20 do Madureira-RJ, clube pelo qual encerrou a carreira. 

Djair é observador técnico da base da CBF desde 2019. Sua função exige visitas constantes aos clubes brasileiros e o acompanhamento das competições do calendário da base. A vivência dentro das etapas de convocação, contudo, é uma novidade para o ex-jogador dentro da Seleção Brasileira. 

"Esta experiência como auxiliar-técnico me proporcionou mergulhar no dia a dia das etapas de preparação e perceber o quanto as comissões técnicas e as áreas administrativas trabalham para manter os níveis de qualidade e excelência exigidos na Seleção Brasileira. É muita gente trabalhando para oferecer o melhor aos atletas em todos os aspectos e garantir que o Brasil siga como protagonista nas competições de base. É diferente observar os atletas atuando por seus clubes e depois vê-los se desenvolvendo aqui na Seleção", detalha Djair. 

Como jogador, Djair destacou-se por ser um meio campista completo, capaz de exercer várias funções, de excelente visão de jogo, passe refinado e muita qualidade nas bolas paradas. 

"O Djair contribui muito com sua observação individual dos atletas e, sem dúvida, nos trabalhos de bolas paradas ofensivas, orientando os batedores com sua experiência. Era um especialista nisso. Ele auxilia muito os nossos meio campistas, área em que ele sempre dominou muito", elogia Paulo Victor Gomes, treinador da Seleção Sub-17. 

Técnico Paulo Victor Gomes promoverá mudanças na equipe para segundo encontro com o Paraguai Djair observa e orienta atletas em treino de bolas paradas
Créditos: Bruno Pacheco/CBF

Seleção Sub-17 faz último treino antes de primeiro confronto preparatório contra Paraguai Djair é observador técnico das seleções de base e exerceu a função de auxiliar-técnico na Seleção Sub-17
Créditos: Bruno Pacheco/CBF

 

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym