Gilberto Aparecido da Silva, ou simplesmente Gilberto Silva, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, completa nesta terça (7) seu 49º aniversário. Dono de um futebol habilidoso, jogava como volante e tinha várias virtudes em campo: visão de jogo, bom no desarme e no domínio da bola e forte na marcação.
Iniciou sua carreira em 1997 pelo América-MG. Destacou-se e logo foi transferido pera o Atlético-MG, quando se tornou um dos principais jogadores da equipe. A partir de suas atuações pelo Galo, Gilberto Silva despertou a atenção e acabou convocado por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão.
Ele atuou nas sete partidas daquela façanha brasileira, que obteve sete vitórias – 100% de aproveitamento na competição.
Também coma Amarelinha levantou o troféu da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2005 e 2009.
O sucesso vestindo a camisa mais vitoriosa do futebol mundial o levou a fechar contrato com o Arsenal, onde conquistou outros títulos, como o Premier League, na temporada 2003-2004. No clube inglês, recebeu o apelido de “Muralha Invisível”, em razão de sua movimentação à frente dos marcadores.
Esteve ainda no futebol grego, como jogador do Panathinaikos, com o qual ganhou o campeonato nacional e a Copa da Grécia.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza Gilberto Silva pelo seu 49º aniversário.