Hugo Souza, 1,99 de altura no gol do Brasil Sub-20

Hugo Souza, 1,99 de altura no gol do Brasil Sub-20

Titular no jogo-treino desta quinta-feira (22) contra o México, Hugo encara com bom humor as dificuldades e vantagens de sua altura

Hugo Souza, goleiro da Seleção Brasileira Sub-20

Créditos: Divulgação CBF

Ele é com folga o atleta mais alto entre os 22 convocados da Seleção Brasileira Sub-20 para os amistoso contra o México em Manaus. Com um metro e 99 centímetros de altura, Hugo Souza está confirmado no gol brasileiro no primeiro encontro com os mexicanos nesta quinta-feira às 18h, na Arena da Amazônia. Jogador do Flamengo, o gigante de 19 anos sempre foi o mais alto da família e desde pequeno o de maior estatura também entre os colegas de time. 

– Quando eu tinha nove anos, as pessoas já me chamavam de pai de família onde eu ia jogar – recorda Hugo aos risos. 

Hoje, o goleiro ainda sente as dificuldades do dia a dia de uma pessoa alta. Achar as roupas e sapatos ideais é apenas uma. No entanto, Hugo compreende que para a profissão que escolheu a sua altura lhe dá muita vantagem.

– Eu já me acostumei com isso (dificuldades causadas pela altura). Sempre fui o mais alto, mas ajuda na minha profissão. Isso faz a diferença. Tem que saber usar da melhor maneira possível.

A rotina de Hugo e Gabriel Brazão, os goleiros da Seleção Brasileira Sub-20, é semelhante à que eles levam em seus clubes. São os primeiros a chegar e os últimos a sair do campo. Sob o trabalho do preparador Thiago Mehl, os dois treinam forte para dar sequência à tradição de grandes goleiros da amarelinha. 

– O goleiro é diferente. É um mundo a parte. Fazemos o nosso lado individual em um trabalho que é coletivo. A gente não pode errar. Sabemos que o erro pode acontecer, ninguém é perfeito. Mas o nosso erro é fatal. Isso foi o que eu escolhi fazer na minha vida. Essa responsabilidade é boa – explica o goleiro que em seu clube, atualmente, convive com Julio Cesar, goleiro da Seleção em duas Copas do Mundo.  

Além de Júlio, Hugo destaca Marcos e Taffarel como inspirações:

– Não canso de ver os vídeos do Taffarel. Esses caras são referências para nós. Ter o Júlio por perto é inexplicável por todas as conquistas dele aqui na Seleção. 

A Seleção Brasileira Sub-20 enfrenta o México nesta quinta-feira às 18h na Arena da Amazônia com portões fechados. No próximo domingo (25), as duas seleções voltam a se enfrentar no mesmo horário, com portões abertos ao público. Oportunidade para Hugo e os companheiros mostrarem para o técnico Carlos Amadeu que estão preparados para buscar espaço no grupo que disputará o Sul-Americano de 2019. 

– É muito gratificante estar aqui na Seleção. É preciso muito trabalho e dedicação, é um sonho para qualquer um. Hoje estar aqui é um privilégio, servir o meu país. Um grande passo na minha vida. A Sub-20 tem muita visibilidade e será muito bom para a carreira também – conclui o gigante Hugo.  

PATROCINADORES

Seleção Brasileira NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações