Guilherme Dalla Déa apresenta case da Copa do Mundo Sub-17 a clubes

Guilherme Dalla Déa apresenta case da Copa do Mundo Sub-17 a clubes

Técnico da Seleção Sub-17 conversou com profissionais das categorias de base do Bahia e do Internacional e detalhou o planejamento que levou o Brasil à conquista da Copa do Mundo

Brasil vence o México e é campeão Mundial Sub-17 Brasil vence o México e é campeão Mundial Sub-17
Créditos: Alexandre Loureiro/CBF

Durante o período de pausa das atividades relacionadas ao futebol por conta da pandemia do novo Coronavírus - Covid-19, muitos profissionais da bola têm aproveitado o momento para trocar experiências e participar de atividades de capacitação. Nesta semana, o técnico da Seleção Brasileira Sub-17, campeã do mundo em 2019, Guilherme Dalla Déa, palestrou para profissionais das categorias de base do Esporte Clube Bahia e do Sport Club Internacional.

Por meio de videoconferência, o treinador e seu auxiliar técnico, Phelipe Leal, apresentaram o case do título do tetracampeonato do Brasil na categoria. O conteúdo disseca todo o período de preparação, as partes física, técnica e tática. Mostra a distribuição de cargas e atividades e todo o planejamento estratégico das sessões de treinos além da distribuição dos conteúdos em cada etapa. 

O corpo técnico e de apoio do treinador na competição foi formado por 29 profissionais. A palestra também aborda a divisão de tarefas entre os integrantes da comissão nos dias dos jogos, treinos e pós-treinos, com destaque para o trabalho dos analistas de desempenho e dos observadores técnicos. 

– A conquista da Copa do Mundo foi resultado de uma integração que passou, essencialmente, pelos clubes e seus treinadores. São eles que preparam os atletas no dia a dia e os colocam em níveis muito altos, seja na parte técnica ou na conceitual. Na Seleção, nós passamos aos jogadores nossas propostas de jogo e os preparamos para representar o seu país diante de adversários de todo o mundo. Essa palestra detalha esse processo e evidencia o quanto é fundamental para toda a cadeia do futebol brasileiro que o seu selecionado esteja entre os melhores do mundo – diz Dalla Déa. 

A preparação para a Copa do Mundo Sub-17, realizada entre outubro e novembro de 2019, no Brasil, englobou 14 períodos preparatórios e convocações. Foram 38 jogos realizados sendo 26 internacionais. Ao todo, o grupo participou de cinco torneios, sendo um oficial: o Sul-Americano Conmebol. Vinte clubes diferentes cederam 94 jogadores até o fechamento da lista final de 21 nomes para o Mundial. 

O calendário nacional de competições de base também foi um outro fator importante no processo que levou ao título da Copa do Mundo. O Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil da categoria garantiram mais enfrentamentos e mais minutagens em campo para os atletas. 

Palestra online para profissionais das categorias de base do Internacional Palestra online para profissionais das categorias de base do Internacional
Créditos: Reprodução

O coordenador técnico do Internacional, Rodrigo Lameira, elogiou o treinador brasileiro pela conquista e por compartilhar sua experiência com os profissionais colorados:

–Quero agradecer à CBF e ao Guilherme Dalla Déa por aceitar o nosso convite e compartilhar conosco um pouco do trabalho realizado na Copa do Mundo. Foi uma palestra enriquecedora demais para todos os profissionais que participaram, pois tiveram a possibilidade de se verem enquanto parte valorizada do processo vencedor.

Em novembro do ano passado, Guilherme apresentou o conteúdo sobre a Copa do Mundo para os técnicos da Licença A da CBF Academy, na Granja Comary, em Teresópolis. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser