Seleção Brasileira: Centro de Pesquisa e Análise da base divulga relatório de observação técnica

Seleção Brasileira: Centro de Pesquisa e Análise da base divulga relatório de observação técnica

Documento apresenta números da área de análise e pesquisa das seleções de base masculinas e projeções a médio e longo prazos sobre o desenvolvimento de atletas dentro da Seleção Brasileira

Brasil vence Uruguai por 7 a 0 e leva o título do Torneio Internacional Sub-20 do Espírito Santo em junho de 2022 Brasil vence Uruguai por 7 a 0 e leva o título do Torneio Internacional Sub-20 do Espírito Santo em junho de 2022
Créditos: Pedro Vale/CBF

O Centro de Pesquisa e Análise (CPA) das categorias de base masculina da Seleção Brasileira divulgou relatório com números e dados sobre o processo de observação técnica e de convocações durante o período de janeiro de 2021 a julho 2022. O documento detalha o planejamento do setor visando o desenvolvimento das gerações de atletas para os ciclos de médio e longo prazos: Jogos Olímpicos Paris 2024 e Los Angeles 2026 e as Copas do Mundo FIFA 2026 e 2030. Tratam-se de projeções realizadas a partir da análise de desempenho constante dos jogadores em suas passagens pelas seleções de base e na rotina em seus respectivos clubes. 

Sob o comando do coordenador das seleções masculinas de base da CBF, Branco, o setor conta com dez profissionais entre treinadores das seleções sub-15, sub-17 e sub-20, observadores técnicos, analista de desempenho, fisiologista e coordenador médico. 

As categorias de base no Brasil e no mundo sofreram com as paralisações e cancelamentos de torneios durante o período da pandemia. Calendários e etapas de desenvolvimento de jogadores foram afetadas diretamente. A partir de 2021, as atividades foram retornando aos poucos, com algumas restrições, principalmente em relação a logísticas. Isso afetou o trabalho do CPA, mas não impediu a continuidade do monitoramento e a realização de novas convocações. 

O recorte de janeiro de 2021 a julho de 2022 foi escolhido para servir como referência de ciclo de observações e análises a partir de um cenário mais próximo da realidade anterior à pandemia. Confira abaixo:

Antes da pandemia, entre janeiro de 2019 até março de 2020, a base da Seleção Brasileira acumulava resultados positivos e conquistas importantes. O Brasil foi campeão do Torneio de Toulon Sub-21 (o início do ciclo olímpico de Tóquio 2020); campeão da Copa do Mundo FIFA Sub-17; campeão do Torneio Sul-Americano Conmebol Sub-15; e garantiu a vaga para Tóquio 2020 no Torneio Pré-Olímpico da Colômbia

"Temos um monitoramento completo das gerações de atletas e aumentamos o nosso radar de observação por todo Brasil. Nosso objetivo é ser assertivo nas projeções e contribuir, ao máximo, no desenvolvimento de jogadores pensando na Seleção Principal no futuro. Por isso, planejamos todo o trabalho pensando já nas Copas do Mundo de 2026 e 2030. Com a Seleção Olímpica, medalha de ouro em Tóquio, conseguimos promover essa transição. Nas duas últimas convocações de Tite, foram chamados sete atletas campeões no Japão", lembra Branco. 

Durante o preparação da Seleção Olímpica para Tóquio,  71 jogadores sub-23 foram testados durante sete etapas de convocação e 29 jogos disputados. Desse grupo, 22 atletas tiveram ao menos uma convocação para a Seleção Principal no período entre 2019 e 2022. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics