Conquista do ouro olímpico na Rio 2016 completa quatro anos

Conquista do ouro olímpico na Rio 2016 completa quatro anos

Após empate em 1 a 1 com a Alemanha, Seleção Brasileira foi melhor nos pênaltis e garantiu o primeiro ouro de sua história

Brasil campeão olímpico Rio 2016 Brasil campeão olímpico Rio 2016
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Foi em um dia 20 de agosto, há quatro anos, diante de um Maracanã lotado, que a Seleção Brasileira conquistou pela primeira vez a medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos. O triunfo na Rio 2016 veio após um empate por 1 a 1 com a Alemanha no tempo regulamentar. Na disputa por pênaltis, vitória brasileira por 5 a 4.

O Brasil não teve o melhor início nos Jogos Olímpicos. Na estreia, empatou por 0 a 0 com a África do Sul no Mané Garrincha, em Brasília. O jogo seguinte, contra o Iraque, no mesmo estádio, teve o mesmo resultado: mais um empate sem gols, que ameaçava a participação da Seleção nas Olimpíadas.

Mas a partir da terceira rodada, as coisas começaram a desanuviar para o Brasil. Na Fonte Nova, em Salvador, os Meninos de Ouro atropelaram a Dinamarca por 4 a 0 e garantiram uma vaga para a fase eliminatória. 

No mata-mata, a Seleção superou a Colômbia por 2 a 0, na Arena Corinthians, em São Paulo, e goleou Honduras por 6 a 0, já no Maracanã. O Brasil voltaria ao Mário Filho para enfrentar a Alemanha na final e receber as medalhas de ouro.

Titular na decisão, o lateral Zeca lembrou a conquista e falou com gratidão sobre aquele dia:

"Agradeço a Deus pela benção que foi esta conquista pra todos nós. Tínhamos certeza do tamanho da nossa responsabilidade na disputa pelo título inédito e conseguimos marcar nosso nome na história da seleção olímpica", disse.

O artilheiro do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 foi Neymar, com quatro gols. Ele marcou em todas as partidas do mata-mata e foi edle o gol que colocou a Seleção na dianteira do placar na final. Também balançaram as redes ao longo da campanha Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus, Luan e Marquinhos.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym