Jonas Urias participa do Programa de Formação de Treinadores de Futebol Feminino da FIFA

Jonas Urias participa do Programa de Formação de Treinadores de Futebol Feminino da FIFA

No Coach Education Scholarships, técnico da Seleção Feminina-20 é mentor de Toni Cowan, treinadora com passagens pela Seleção da Jamaica Sub-15 e Sub-17.

Jonas Urias Jonas Urias
Créditos: Júlio César Silva/CBF

O treinador da Seleção Brasileira Feminina Sub-20, Jonas Urias, é um dos mentores do Programa de Formação de Treinadores de Futebol Feminino da FIFA. O Coach Education Scholarships tem como principal objetivo aumentar o número de treinadores qualificados na modalidade. O comandante mentora a jamaicana Toni Cowan, técnica com passagens na Seleção da Jamaica Sub-15, Sub-17 e auxiliar pontual da equipe principal. 

"Me senti lisonjeado com o convite. Nós, que estamos na batalha todos os dias nos últimos anos, trabalhamos para fazer o melhor. Imaginar que chegamos até a FIFA com nosso trabalho é muito gratificante, esse é o sentimento desde o início do ano quando iniciei a mentoria com a Toni Cowan", Jonas aproveitou para elogiar a mentora. 

Treino Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral (25/11/2021). Jonas Urias. Treino Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral (25/11/2021). Jonas Urias.
Créditos: Adriano Fontes/CBF

"Ela é uma treinadora brilhante e com um futuro muito promissor, trocamos muito sobre os desafios da nossa profissão. Na nossa rotina, temos reuniões online uma vez por semana, mas entre elas, trocamos muitas informações, mensagens, fotos e vídeos, para assim, enriquecer a nossa relação de mentoria", disse Jonas.

Antes de receber o convite, o técnico passou por uma criteriosa seleção de profissionais por parte da FIFA. Jonas Urias é o primeiro treinador brasileiro a fazer parte do grupo de mentores no Coach Education Scholarships. O comandante da Seleção Sub-20 agradeceu a oportunidade e reforçou o compromisso da entidade máxima do futebol em desenvolver lideranças no futebol feminino. 

"A FIFA, por meio do Departamento de Desenvolvimento, acompanha de perto a mentoria. Fazemos relatórios frequentes sobre o andamento da mentoria mas, ao mesmo tempo, a entidade dá muita autonomia para que a gente faça a nossa própria rotina e dinâmica, para que assim possamos explorar a nossa criatividade e a individualidade como mentor e mentoranda", explicou.

O Programa de Formação de Treinadores de Futebol Feminino da FIFA faz parte do cronograma de desenvolvimento da modalidade implementado pela entidade máxima do futebol em 2019.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics