Técnico Jonas Urias avalia período de treinos da Seleção Feminina Sub-20

Técnico Jonas Urias avalia período de treinos da Seleção Feminina Sub-20

Em primeira sequência de treinamentos após a paralisação, Jonas acredita que dedicação das atletas foi fundamental para a recuperação de ritmo.

Coordenadora de Seleções Feminina, Duda Luizelli, acompanha treino da Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral Coordenadora de Seleções Feminina, Duda Luizelli, acompanha treino da Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Encerra, nesta terça-feira (22), o período de treinamentos da Seleção Feminina Sub-20, em Pinheiral (RJ), com foco na fase final do Campeonato Sul-Americano, previsto para novembro, na Argentina. O treinador, Jonas Urias, avaliou a convocação como fundamental para que o elenco recuperasse o ritmo, após os cinco meses de paralisação devido a pandemia de Covid-19.

“Foi muito bom esse período de treinamento aqui em Pinheiral. Ficamos cinco meses, praticamente, sem trabalho presencial, apenas à distância, estudando as melhores formas de se realizar esse retorno. Tentamos retornar compensando o tempo que a gente perdeu fora do campo e foi fabuloso. Acho que as meninas se dedicaram muito, se empenharam muito, entenderam bastante a nossa filosofia de trabalho. Ficamos muito gratificados com o resultado. Tivemos uma retomada do perfil do nosso trabalho muito rápido, e isso me deixou muito animado com o que tem por vir aqui pra frente”, disse.

Coordenadora de Seleções Feminina, Duda Luizelli, acompanha treino da Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral. Jonas Urias. Coordenadora de Seleções Feminina, Duda Luizelli, acompanha treino da Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral. Jonas Urias.
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Jonas chegou ao cargo em agosto do ano passado com a missão de descobrir novos talentos para a Seleção Feminina Sub-20. Desde o início de sua caminhada, o treinador tem monitorado de perto os clubes do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 e A-2, além das competições de base Sub-18, 16 e 14. Para este período de treinos, Jonas revelou que deu preferência para novas atletas.

“A gente tem um monitoramento amplo de atletas elegíveis para a Seleção Sub-20. Mantemos contato constante com elas, com os clubes, também através de análises presenciais e a distância. Então, já tínhamos a intenção de fazer uma observação de atletas que, por circunstâncias, não estiveram com a gente em outras ocasiões”, contou o treinador.

 

De acordo com Jonas, o saldo dos treinos em Pinheiral foi positivo para mostrar à Seleção o leque extenso de jogadoras qualificadas disponíveis para defender a Amarelinha. Parte dessa avaliação é atribuída ao fato de todas as atletas apresentarem papéis ativos em seus clubes.

“São atletas que, com certeza, estão em um nível muito interessante para fomentar as equipes onde elas estão inseridas, e é importante que estejam jogando e inseridas em contextos competitivos, agora a gente já conhece um pouquinho mais de perto. Sabemos o que elas podem entregar e estou bem satisfeito com o que elas fizeram”, finalizou.

Coordenadora de Seleções Feminina, Duda Luizelli, acompanha treino da Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral. Larissa. Coordenadora de Seleções Feminina, Duda Luizelli, acompanha treino da Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral. Larissa.
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Além do Brasil, estão classificados para o quadrangular final do Sul-Americano a seleção da Venezuela, Colômbia e Uruguai. Os dois melhores colocados na fase final serão representantes da CONMEBOL na próxima Copa do Mundo FIFA Feminina Sub-20, que será disputada na Costa Rica, em 20 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics