Jonas Urias detalha expectativa para a estreia no Sul-Americano Feminino Sub-20

Jonas Urias detalha expectativa para a estreia no Sul-Americano Feminino Sub-20

Treinador destacou união do grupo e legado da última edição, cancelada em virtude da pandemia. Brasil enfrenta o Uruguai nesta quinta-feira (7), às 17h (Horário de Brasília).

Treino Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral (25/11/2021). Jonas Urias. Treino Seleção Feminina Sub-20 em Pinheiral (25/11/2021). Jonas Urias.
Créditos: Adriano Fontes/CBF

Preparação intensa, segurança no trabalho desenvolvido e vontade acumulada por duas edições. É assim que a Seleção Feminina Sub-20 vai ao campo do Estádio Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera (CHI), pela primeira rodada do Campeonato Sul-Americano, nesta quinta-feira (7), às 17h (Horário de Brasília). Para o treinador Jonas Urias, a missão da equipe é manter a concentração nas últimas horas que antecedem o clássico contra o Uruguai

“Nesse momento, nossa expectativa é muito grande de disputar uma competição oficial pela Seleção Brasileira. É a primeira vez para muitas dessas meninas que vivenciaram a pandemia. É o momento de gerenciar a ansiedade para que a gente possa focar no nosso jogo, trabalho e confiar que tudo que trabalhamos vai aparecer em campo”, disse.

O retrospecto no torneio pode ser fonte de confiança e aprendizado para a equipe. O Sul-Americano Sub-20 é disputado desde 2004, a cada dois anos, e o Brasil foi campeão de todas as edições realizadas. Na busca pelo nono título, o grupo tem uma motivação extra: concluir o que começou na edição de 2020, cuja fase final foi cancelada em virtude da pandemia de Covid-19. Na primeira fase, a Seleção foi implacável, com 100% de aproveitamento, o melhor ataque (14 gols marcados) e a melhor defesa (nenhum gol sofrido). 

“Não só para mim, mas também para a Jéssica [de Lima, auxiliar técnica], toda a comissão e as meninas que estiveram naquela edição de 2020, é a oportunidade de concretizar algo que tínhamos construído lá com aquela geração. A gente sente que vai jogar por elas também e que, com nossas atletas de hoje, desse ciclo, herdamos inspirações daquele grupo e construímos nossa identidade, nossa cara e força. Vamos representar todas que fizeram parte da equipe sub-20, que tiveram o ciclo interrompido. Estamos muito felizes de ter essa oportunidade e vamos agarrá-la com todo nosso coração”, garantiu Urias, que vê na união do grupo o principal trunfo da Seleção na disputa.

Em preparação para o Sul-Americano, Seleção Feminina Sub-20 ganha por 5 a 1 do Santos Volta Redonda. Em preparação para o Sul-Americano, Seleção Feminina Sub-20 ganha por 5 a 1 do Santos Volta Redonda.
Créditos: Adriano Fontes/CBF

“O #SempreJuntas é nosso grande valor, nosso grande pilar. A nossa filosofia de trabalho está presente em cada palavra e gesto, e este é o lema que sustenta nossas ações aqui na equipe sub-20, no trabalho da comissão técnica, entre as atletas e durante o jogo, dentro de campo. É ele também a fonte das nossas vitórias. Não só eu, mas todos que vivem por esse lema pensam da mesma forma. É o ponto mais especial desse trabalho. Nos momentos difíceis, é nele em que buscaremos força e inspiração para superar todos os obstáculos e alcançar nossos objetivos”, destacou.

Pelo caminho, o Brasil terá Uruguai, Paraguai, Equador e Bolívia. No grupo B, estão Chile, Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru. Os dois melhores de cada chave se classificam para o quadrangular final, disputado também em pontos corridos. Além do título continental, o torneio vale duas vagas para a Copa do Mundo da categoria, que ocorrerá na Costa Rica em agosto.

“Acredito que o grande desafio para o Brasil é o desenvolvimento da modalidade no continente. A evolução está acontecendo, e a cada novo ciclo vemos mais competitividade na categoria. Isso é algo muito positivo, mas ao mesmo tempo nos exige mais, e vai nos exigir muito, para conquistarmos a taça do Sul-Americano e a vaga para a Copa do Mundo”, concluiu.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics