Simone Jatobá é a primeira técnica campeã sul-americana comandando a Seleção Brasileira

Simone Jatobá é a primeira técnica campeã sul-americana comandando a Seleção Brasileira

Paranaense entra para história como a primeira mulher a liderar uma equipe brasileira ao título do Campeonato Sul-Americano.

A Seleção Feminina Sub-17 duela com a Colômbia em busca do título do Sul-Americano da categoria. Simone Jatobá A Seleção Feminina Sub-17 duela com a Colômbia em busca do título do Sul-Americano da categoria. Simone Jatobá
Créditos: Livia Villas Boas / Staff Images Woman/ CONMEBOL

Neste sábado (19), a técnica Simone Jatobá entrou para a história ao liderar a Seleção Feminina Sub-17 na conquista do tetracampeonato do Sul-Americano da categoria. Após o apito final, a paranaense de 41 anos se tornou a primeira mulher a liderar uma equipe brasileira ao título. O feito veio após a vitória por 1 a 0 diante da Colômbia, na última rodada do quadrangular final. 

"Primeiramente eu não estava nem buscando isso, estava buscando realmente o título e a evolução da equipe. Fico muito feliz com isso, é extremamente importante para o nosso país e para as mulheres. Mas também para a Seleção Brasileira e as atletas, é um título conquistado em conjunto", enfatiza.

O feito veio após uma campanha irretocável na competição. De forma invicta, a Seleção Sub-17 somou sete vitórias, 33 gols marcados e nenhum sofrido. O Brasil ainda fechou o torneio com Jhonson, como a artilheira do torneio com 9 gols, e Aline como vice-artilheira com 6 gols.

A Seleção Feminina Sub-17 duela com a Colômbia em busca do título do Sul-Americano da categoria A Seleção Feminina Sub-17 duela com a Colômbia em busca do título do Sul-Americano da categoria
Créditos: Staff Images Woman/CONMEBOL

"Trabalhamos muito antes de vir pra cá, mentalmente, fisicamente e taticamente, e vimos o resultado nos nossos jogos. Foi uma evolução tremenda, porque tudo que a gente fez, nós conseguimos colocar em prática na competição", destaca. 

Simone chegou à Seleção Brasileira Feminina Sub-17 em agosto de 2019. Por conta da pandemia e o adiamento de alguns campeonatos, a disputa do Campeonato Sul-Americano 2022 foi a primeira competição oficial no comando do Brasil. Agora, a treinadora tem um novo objetivo pela frente, em sete meses, a equipe estará na Índia para disputa da Copa do Mundo Feminina FIFA Sub-17.

"Para o Mundial, precisamos trabalhar ainda mais, evoluir bastante. Vamos procurar sempre o melhor para chegar o mais longe possível", finaliza. 

 

Confira a campanha do Brasil no Sul-Americano Feminino Sub-17

 

Fase de Grupos:

Brasil 3 x 0 Argentina
Brasil 7 x 0 Bolívia
Brasil 5 x 0 Paraguai 
Brasil 6 x 0 Venezuela

Quadrangular Final

Brasil 8 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Paraguai
Brasil 1 x 0 Colômbia 


PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics