Simone Jatobá avalia período de treinos com a Seleção Feminina Sub-17

Simone Jatobá avalia período de treinos com a Seleção Feminina Sub-17

Segunda chamada do novo ciclo da categoria demonstra evolução e maturidade para a treinadora.

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino
Créditos: Adriano Fontes

Chegou ao fim mais um período de preparação da Seleção Feminina Sub-17. Neste sábado (5), o grupo comandado por Simone Jatobá se despediu de Pinheiral (RJ) com saldo de duas vitórias em jogos-treinos e um crescimento expressivo do novo elenco. A treinadora se mostra contente com o desfecho dessas semanas de convocação e com as descobertas das jogadoras.

“As semanas de treinamentos foram muito boas e produtivas. A gente conseguiu ver uma evolução extremamente alta em comparação a convocação passada. Eu acredito que, na última convocação, ainda era tudo muito novo para 99% das atletas. Era muita novidade e elas estavam se descobrindo. Nós estamos focadas na nossa adaptação e as atletas à nova rotina, à Seleção Brasileira. Nessa segunda convocação já podemos ver uma adaptação um pouco melhor. No momento, eu diria que estamos colocando em prática o que estamos fazendo de treinamentos e isso está sendo muito bacana, esse descobrimento delas”, analisa Simone.

Com um elenco muito jovem à disposição, composto por meninas entre 14 e 16 anos, Simone Jatobá concentrou os treinamentos no desenvolvimento de todos os setores do campo. Foram realizados trabalhos com campo reduzido, momento certo para as transições, além do estímulo de polivalência, quesito que a treinadora acredita ser importante no desenvolvimento tático das jogadoras.

“Quanto mais elas pegarem na bola e tiverem essa percepção de que a gente tem posto fixo, mas ao mesmo tempo não tem, é melhor. Se for necessário, jogar em várias posições e assim elas vivenciam outras posições aqui. Nesse período trabalhamos transições e que foi muito bom também, já que muitas delas não conhecem ou não têm muita intimidade com alguns termos e situações que nós mostramos para elas", comenta.

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino
Créditos: Adriano Fontes

Simone defende que as competições de base têm sido fortes aliadas para a ampliação do leque de novos talentos para as Seleções Femininas. Com a proximidade do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16, ela já traça metas de avaliações para compor um elenco nivelado nas próximas convocações. 

“Tem posições que precisamos observar, precisamos colocar ali um grupo mais homogêneo, realmente forte desde as que começam jogando até as reservas. A gente precisa ter um grupo que respeite todo o nosso modelo de jogo, um elenco nivelado. Essas que estão aqui respeitam tudo isso e acredito que foi uma convocação muito boa, mas a gente precisa ter mais opções e o Campeonato Brasileiro vai nos proporcionar outras visões, outras posições, algumas que nós temos e outras que a gente necessita”, declara.

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino
Créditos: Adriano Fontes

Dentro do grupo que trouxe à Pinheiral, a comandante já possui jogadoras que têm atendido o seu referencial de jogo e a surpreendido dentro de campo. Apesar da pouca idade, ela destaca o amadurecimento de alguns nomes como as atacantes Aline, da Ferroviária, e Dudinha, do São Paulo, a meia Carol e a defensora Kedima, também do Tricolor Paulista.

“A Aline é uma atleta que nós estamos observando há um bom tempo e sabíamos do potencial dela e de tudo que ela poderia evoluir, mas a cada dia ela nos surpreende. Temos outras atletas que estão em fase de crescimento tático, técnico, físico e, inclusive, mental também, como a Dudinha, a Kedima, a Carol. São atletas que têm demonstrado uma qualidade muito boa, de Seleção e que a gente ainda precisa trabalhar, mas que elas estão no caminho. A Natália também é uma jogadora que tem sido destaque em todos os aspectos e que tem uma leitura de jogo. Acredito que temos peças aqui que são surpreendentes e que são peças boas”, conclui.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol semp tcl free fire kwai grupo cimed fiat pague menos bitci cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil