Seleção Feminina Sub-17 foca no aprimoramento técnico-tático para Sul-Americano

Seleção Feminina Sub-17 foca no aprimoramento técnico-tático para Sul-Americano

A auxiliar-técnica, Lindsay Camila, explica que a estratégia visa otimizar a formação de uma equipe coesa com aprimoramento das qualidades que a categoria sub-17 mais necessitam

Seleção Feminina Sub-17 faz jogo treino na Granja Comary Seleção Feminina Sub-17 faz jogo treino na Granja Comary
Créditos: Laura Zago/CBF

A Seleção Feminina Sub-17 iniciou a terceira semana de trabalhos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A concentração, que vai até o dia 9 de setembro, visa a preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria, previsto para novembro, no Uruguai. Neste período de treinos,  a comissão técnica tem priorizado os trabalhos técnicos e táticos com o grupo. 

A auxiliar-técnica, Lindsay Camila, explica que a estratégia visa otimizar a formação de um time coeso. Além disso, o foco nos aspectos técnicos e táticos também ajudam a lapidar algumas qualidades que a categoria precisa aprimorar. 

"A gente está aproveitando esse tempo que algumas seleções sul-americanas estão voltando para trabalhar a parte técnica e tática. As atletas estão em formação, então a parte técnica e tática é algo que elas já precisam estar aprendendo e ser introduzido na mente delas”, conta Lindsay.

 

Devido a paralisação do futebol por conta da pandemia de Covid-19, as atletas ficaram cinco meses realizando treinamentos em casa e, por isso, a parte física ainda precisa ser aprimorada. Até a disputa do Sul-Americano, a comissão técnica elaborou um protocolo detalho para auxiliar no retorno das atletas às atividades nos gramados, o trabalho é coordenado pelo preparador físico Thiago Rezende e o fisiologista João Guilherme Chiminazzo.

"Nosso fisiologista está em cima sobre quanto tempo estamos treinando, a aceleração dos batimentos cardíacos, quantos piques e quilômetros são percorridos. Antes de cada treino a gente conversa sobre o que podemos trabalhar e, assim, tentamos colocar o que estamos necessitando no momento. Precisamos nos conhece como equipe, e isso precisa ser otimizado porque são períodos curtos na Seleção assim", detalha.

Na sexta convocação da Seleção Feminina Sub-17, a comissão técnica já pôde observar 53 atletas em atividade. O trabalho de busca por novos talentos foi aprimorado durante a pandemia. Assim, a equipe assistiu novamente alguns jogos do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 e Sub-16 para reavaliar o desempenho das atletas nas competições. 

Seleção Feminina Sub-17 foca no aprimoramento técnico-tático para Sul-Americano Seleção Feminina Sub-17 foca no aprimoramento técnico-tático para Sul-Americano
Créditos: Laura Zago/CBF

"Nesse período de paralisação, nós assistimos os jogos do Brasileiro Sub-18 e Sub-16, e isso fez com que a gente visse mais uma vez o depois da primeira convocação, porque a primeira convocação é um pouco difícil, tem aquela pressão da primeira vez na Seleção. Conseguimos observar mais uma vez e revê-las aqui, e o resultado está sendo bem positivo", ressalta Lindsay.

A convocação da Seleção Feminina Sub-17 respeita um rigoroso protocolo médico. Para receber a delegação, a Granja Comary passou por significativas mudanças na estrutura e na rotina dos funcionários. Além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel, diariamente, todos respondem um inquérito epidemiológico para avaliação da saúde. O Centro de Treinamento também passa por sanitização duas vezes na semana. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser