Período da Sub-20 em Pernambuco marca primeira visita de Seleções de Base Femininas ao Nordeste

Período da Sub-20 em Pernambuco marca primeira visita de Seleções de Base Femininas ao Nordeste

Durante a janela de preparação, que se estende até o dia 2 de agosto, a Seleção fixou sede no CT do Retrô, em Pernambuco.

Jogo treino da Seleção Feminina Sub-20 x Botafogo em Pinheiral. Giovana Marcelino. Jogo treino da Seleção Feminina Sub-20 x Botafogo em Pinheiral. Giovana Marcelino.
Créditos: Adriano Fontes/CBF

Quando planejada, a atual janela de preparação da Seleção Feminina Sub-20 já entrava para a história. O período, que iniciou no dia 19 de julho e se estende até o dia 2 de agosto, marca a primeira visita de uma Seleção de Base Feminina ao Nordeste do país. O Centro de Treinamentos do Retrô, em Pernambuco, tem sido a casa da Canarinho durante esse grande marco para a modalidade brasileira.

Coordenadora de Seleções Femininas da CBF, Duda Luizelli exaltou a inédita empreitada e elencou os fatores que podem ser favoráveis para a Seleção Sub-20 durante esse período em Camaragibe (PE). Em breve conversa com o site da CBF, Duda explicou que, além dos novos ares, a preparação no CT do Retrô abre portas para a Canarinho se testar contra equipes da região.

 “É a primeira vez sob o meu comando em que a Seleção Sub-20 sai do eixo do Rio de Janeiro. Indo agora para Pernambuco, lá no (clube) Retrô. Isso oportuniza também a possibilidade de a gente fazer amistosos contra as equipes locais, que hoje estão jogando na Série A-2. Isso é importante não só para o estado, mas também para a nossa Seleção pegar novos ares. Treinar em locais diferentes sempre anima as meninas, acho isso importante para que a gente consiga com que elas estejam cada vez mais felizes”, destacou a Coordenadora de Seleções Femininas.

A declaração de Duda Luizelli se justifica, já que a agenda da Seleção Feminina Sub-20 em Pernambuco está repleta de compromissos. Além dos treinos diários, as comandadas do técnico Jonas Urias disputarão três jogos preparatórios ao longo da janela: diante da equipe de base do Retrô FC neste domingo (25), contra o time feminino do Náutico na próxima quinta-feira (29) e, por fim, encara o Botafogo-PB feminino, no dia 1º de agosto.

O técnico Jonas Urias, por sua vez, explicou como tem sido o início dessa experiência em Pernambuco. Comandante da Seleção Feminina Sub-20, Jonas revelou que a janela de preparação no CT do Retrô é uma unanimidade positiva entre os membros da comissão técnica brasileira.

“Essa convocação aqui no Nordeste está sendo uma experiência fantástica. Estamos tendo a oportunidade de expandir o alcance do futebol feminino e das Seleções. Dessa forma, conseguimos mostrar o grande momento que a modalidade vive. Toda a comissão técnica vê essa oportunidade de 14 dias aqui em Pernambuco como um período que terá muito impacto nas competências da Seleção Feminina Sub-20. Esses primeiros dias estão sendo fabulosos, com a dedicação das atletas, a qualidade dos treinamentos e o foco de toda a equipe de trabalho”, detalhou o técnico da Canarinho.

Jogo treino da Seleção Feminina Sub-20 x Botafogo em Pinheiral. Jonas Urias. Jogo treino da Seleção Feminina Sub-20 x Botafogo em Pinheiral. Jonas Urias.
Créditos: Adriano Fontes/CBF

Ao todo, Jonas Urias relacionou 25 atletas para essa janela de preparação. Entre as novidades estão as atacantes Caroliny Azevedo, do América Mineiro, Nayra Quaresma, do Vasco da Gama e Bruna Peligrinelli, do Atlético Mineiro. Mas a lista também traz jogadoras já conhecidas pelo treinador como Luana Theodoro, do Santos, e Vitoria Yaya, do São Paulo, cortada da última convocação por lesão.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol semp tcl free fire kwai grupo cimed fiat pague menos bitci cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil