Giovaninha, Lauren e Jonas Urias comemoram vaga antecipada para a segunda fase do Sul-Americano Sub-20

Giovaninha, Lauren e Jonas Urias comemoram vaga antecipada para a segunda fase do Sul-Americano Sub-20

Atletas e treinador destacam estudo prévio do adversário e intensidade do jogo coletivo na goleada da Seleção Feminina Sub-20 sobre o Equador

Giovaninha, Lauren e Jonas Urias comemoram vaga antecipada para a segunda fase do Sul-Americano Sub-20 Créditos: Cris Mattos / Staff Images

Quando entrou no campo do Estádio Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera, na noite desta quarta-feira, a Seleção Feminina Sub-20 tinha uma missão importante pela frente: derrotar a única adversária do Campeonato Sul-Americano que ainda tinha 100% de aproveitamento. A vitória no confronto direto garantiria a classificação antecipada para o quadrangular final. Com uma atuação perfeita, pressionando o Equador durante toda a partida, o Brasil conquistou a vaga e ficou a um empate de cravar a liderança do grupo na primeira fase.

“Foi um bom jogo, com domínio nosso durante toda a partida. Sofremos poucos ataques delas e conseguimos pressionar, sufocando-as no campo de defesa. Era um jogo importante para chegarmos na última rodada da primeira fase com tranquilidade, para conseguirmos desenvolver nosso melhor futebol. Todo mundo manteve a intensidade do jogo lá em cima, quem entrou manteve a qualidade, então o grupo todo está de parabéns”, avaliou a capitã Lauren.

A pressão brasileira não demorou a dar resultado. Logo aos 14 minutos da primeira etapa, a atacante Giovaninha recebeu da meia Analuyza dentro da área, batendo de chapa, de primeira, para abrir o placar. Quatro minutos depois, anotou o segundo dela e da Seleção, de cobertura. Gi Fernandes fez o terceiro e, na segunda etapa, Analuyza fechou mais uma goleada das Guerreiras.

“Estou muito feliz pelos dois gols e pela classificação. A gente havia estudado na preleção que o time delas jogava bastante fechado, então o primeiro gol saiu de um cruzamento rasteiro pela lateral e, no segundo, a Yaya me deu um belo passe e eu pude fazer o gol de cavadinha. A gente sempre joga para vencer, como Brasil, então é isso que esperamos do próximo jogo”, disse Giovaninha.


Créditos: Cris Mattos / Staff Images

Ao fim da terceira rodada, o Brasil isolou-se na liderança do grupo e tem a melhor campanha da primeira fase. A Seleção manteve os 100% de aproveitamento e é dona do melhor ataque (16 gols marcados) e da melhor defesa (nenhum sofrido). O desempenho contra as equatorianas deixou o treinador Jonas Urias satisfeito, mas ele já planeja os próximos passos no torneio.

“Estamos muito felizes pela conquista da classificação, que era o primeiro objetivo. Ainda precisamos confirmar na última rodada a classificação em primeiro do grupo, que é importante para nossa sequência no campeonato, mas em campo hoje eu achei que o Brasil fez uma grande partida”, avaliou Urias. Ele destacou a importância do estudo prévio do adversário, em conjunto com as atletas, durante a preparação para o duelo.

“Controlamos a bola, o tempo e o ritmo do jogo com a bola no nosso pé. Nosso ataque fluiu, coletivamente elas estavam bastante conectadas dentro do campo e isso apareceu em jogadas em conjunto, e aí o individual também aparece quando o conjunto vai bem. Todo o trabalho de análise que fizemos junto delas rendeu excelentes frutos e nos dá muita confiança para conquistar o primeiro lugar contra o Paraguai na última rodada”, projetou.

Seleção Feminina Sub-20 goleia Equador pelo Sul-Americano Seleção Feminina Sub-20 goleia Equador pelo Sul-Americano
Créditos: Staff Images Woman / @CONMEBOLBR

Para Lauren, o próximo confronto impõe um grande desafio à equipe. A zagueira espera um alto grau de exigência, especialmente no aspecto físico, mas confia em mais uma boa atuação brasileira na última rodada. 

“O Paraguai é um time que já enfrentamos algumas vezes. Elas conhecem nosso modo de jogar, então é sempre um duelo muito difícil, muito corpo a corpo. Vamos procurar descansar amanhã e nos preparar para chegarmos fortes contra elas”, concluiu.

A Seleção Feminina Sub-20 encerra sua participação na primeira fase do Sul-Americano nesta sexta-feira (15), às 19h30. A partida será transmitida pelo SporTV.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser