Enir Ranzani exalta importância dos torneios de base para a Seleção Feminina Sub-17

Enir Ranzani exalta importância dos torneios de base para a Seleção Feminina Sub-17

Auxiliar técnica da Seleção Feminina Sub-17, Enir destacou que as competições de base são fundamentais para lapidar as jovens atletas em busca do sonho de vestir a Amarelinha.

Jogo-treino da Seleção Feminina Sub-17 x Santos Sub-14 em Pinheiral. Enir. Jogo-treino da Seleção Feminina Sub-17 x Santos Sub-14 em Pinheiral. Enir.
Créditos: Thais Magalhães/CBF

As competições de base femininas crescem e se consolidam cada vez mais a cada ano em nível nacional. Há pouco mais de dois meses, foi realizado o Brasileiro Feminino Sub-18. Agora, em junho, inicia-se o Brasileiro Feminino Sub-16. Quem ganha com esse cenário apto para o surgimento de novos talentos? As Seleções Femininas de Base. Ao menos é o que garante Enir Ranzani, auxiliar técnica da Seleção Feminina Sub-17.

Em entrevista ao site da CBF, Enir enfatizou a importância dos torneios de base para garimpar novos prospectos para a Seleção Feminina Sub-17. A comissão técnica da Canarinho realiza uma análise cuidadosa dessas competições. De acordo com a auxiliar, o fator competição é essencial para que as jovens atletas possam ser testadas sob pressão no mais alto nível e, em casos de destaque, sejam convocadas para a Seleção.

“Os Campeonatos Nacionais (de base), são de grande importância para que as atletas possam colocar em prática o que treinam em seus clubes, podendo ser feita uma análise coletiva e individual pela Comissão Técnica (da Seleção Sub-17) e também uma autoanálise, corrigindo suas imperfeições e enfatizando suas qualidades. Nos treinos, o nível de exigência é grande, mas a cobrança em jogos competitivos é diferenciada porque envolve mais pressão física, tática, técnica e psicológica. E, cada atleta, tendo a oportunidade de vivenciar esses aspectos sob pressão, faz com que seu desenvolvimento seja maior e é essencial para prepará-las para suportarem a rigorosidade que o rendimento de alto nível exige”, analisou Enir Ranzani.

Roseli (à direita) ao lado da técnica Simone Jatobá e da auxiliar técnica Enir Ranzani Enir Ranzani (à esquerda), ao lado da técnica Simone Jatobá e da auxiliar pontual Roseli.
Créditos: Felipe Soares/CBF

Se engana quem pensa que o resultado dos campeonatos de base feminino é apenas imediato. Na visão de Enir, a longo prazo, a bagagem adquirida por essas jovens atletas será crucial para o crescimento da modalidade no país. Com jogadoras mais lapidadas desde a juventude, a tendência é de aumentos de feitos e títulos para o futebol brasileiro, inclusive na Seleção Principal.

“As contribuições que os Campeonatos Nacionais e Seleções de Base trazem às atletas são de grande valia, fornecendo-lhes consistência e robustez nas formas de jogarem, elevando o nível futebolístico para que cada vez mais haja o crescimento gradual, tão importante para que a modalidade alcance a evolução almejada por todos os envolvidos e interessados que tanto buscam meios para que seja consolidada e alcance títulos importantes”, opinou a auxiliar técnica do Brasil.

Concentrada em Pinheiral, no Rio de Janeiro, a Seleção Feminina Sub-17 se encaminha para o período final da janela de preparação – que se encerra no dia 6 de junho. Com a presença ilustre de Roseli como auxiliar pontual, a equipe, além dos treinos diários, disputou e venceu um jogo-treino diante do CFZ Feminino. Para finalizar os trabalhos, a Canarinho voltará a campo novamente no dia 5 de junho, desta vez contra o time masculino Sub-12 do Fluminense.

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino Seleção Brasileira Feminina Sub-17 goleia CFZ Feminino em jogo-treino
Créditos: Adriano Fontes

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol semp tcl free fire kwai grupo cimed fiat pague menos bitci cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil