CONMEBOL adia Campeonatos Sul-Americanos Femininos Sub-20 e Sub-17

CONMEBOL adia Campeonatos Sul-Americanos Femininos Sub-20 e Sub-17

Medida anunciada pela Confederação Sul-Americana foi tomada a fim de resguardar a saúde e o bem-estar das atletas e envolvidos na competição.

Liga Sul-Americana Feminina Sub-19: Brasil x Uruguai. Duda Liga Sul-Americana Feminina Sub-19: Brasil x Uruguai. Duda
Créditos: CBF/Laura Zago

A CONMEBOL, por meio de sua Diretoria de Competições de Seleções Nacionais, tomou uma importante decisão nessa sexta-feira (30). Por meio de seu site oficial, a Confederação Sul-Americana de Futebol informou o adiamento dos Campeonatos Sul-Americanos Femininos nas categorias Sub-20 e Sub-17. Os torneios, inicialmente reagendados para novembro deste ano, foram novamente remarcados, desta vez, para janeiro de 2021. O motivo da decisão foi priorizar a saúde e bem-estar das atletas e envolvidos na competição, respeitando às condições gerais da América do Sul.

Segundo a CONMEBOL, restrições e limitações de voos internacionais, quarentenas obrigatórias e fronteiras ainda fechadas em alguns casos, devido a pandemia de COVID-19, somadas à possível mudança nas datas das Copas do Mundo nessas categorias, pesaram no adiamento. 

Com o anúncio, as Seleções Brasileiras Femininas de Base terão um período maior de preparação visando os Sul-Americanos de suas respectivas categorias. As datas exatas dos torneios em questão serão divulgadas pela CONMEBOL nas próximas semanas. As sedes foram mantidas - Uruguai, para o Sub-17 e Argentina, para o Sub-20.

A Seleção comandada por Jonas Urias jogará a fase final do torneio, paralisada em março devido a pandemia de Covid-19. Além do Brasil, as seleções da Venezuela, Colômbia e Uruguai também estão classificadas. Os dois melhores colocados serão os representantes da Conmebol na próxima Copa do Mundo FIFA Feminina Sub-20. Já a equipe Sub-17, liderada por Simone Jatobá, disputará a competição desde a fase inicial. O torneio classifica três equipes nacionais para a disputa do Mundial da categoria, com sede na Índia. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics